Compulsão não preenche vazios

As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos visando uma gratificação emocional, como o alívio da ansiedade e/ou da angústia. São hábitos mal adaptativos, que já foram executados várias vezes e acontecem quase automaticamente.

Os comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que ser o de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não proporcionam bem estar mental pleno e nem conforto físico. Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma frequente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo.

Não há uma causa bem estabelecida para a ocorrência de comportamentos compulsivos, mas algumas pessoas possuem maior predisposição genética, enquanto outras aprenderam o comportamento com a própria família ou durante a vida. A repetição de determinados comportamentos, como comer demais, jogar, malhar, trabalhar ou comprar compulsivamente pode causar uma dependência psicológica que afeta o dia-a-dia de várias maneiras. Muitas pessoas compulsivas são severas, isoladas, inflexíveis ou perfeccionistas. Podem racionalizar demais os próprios comportamentos e sentimentos. A compulsão pode funcionar como um escudo protetor, escondendo insatisfações.

Pessoas excessivamente preocupadas com a estética corporal podem desenvolver transtornos alimentares, transtornos dismórficos corporais, compulsão alimentar. Devem buscar acompanhamento especializado. Dentre os tratamentos destacados na literatura está a Terapia Cognitivo Comportamental, que ajuda pessoas com transtornos a remodelarem os pensamentos errôneos. A terapia é unida ao aconselhamento nutricional, abordagem que ajuda o paciente a repensar a alimentação, fugindo de dietas rigorosas, respeitando desejos, preferências, emoções, cultura e regionalidade.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/