O estado nutricional reflete o equilíbrio entre a ingestão de compostos importantes à saúde e as necessidades do corpo de uma pessoa. A necessidade de nutrientes varia em função de fatores como a idade, sexo, estado fisiológico (crescimento, gestação, lactação), tipo e intensidade da atividade física e laboral e de condições especiais como a presença de doenças, inflamação, febre, estresse físico ou mental.
Já o consumo de alimentos depende da renda, de conhecimentos acerca da importância da dieta adequada, de habilidades culinárias, dos hábitos, da cultura, do acesso em quantidade e qualidade adequados. A capacidade de se alimentar, digerir e absorver alimentos também varia com a idade, com a presença ou não de doenças, com a adequada produção enzimática. O equilíbrio entre estes fatores propicia um estado nutricional ideal para o crescimento, desenvolvimento, reparo celular e uma vida saudável. Assim, um bom estado nutricional é muito mais do que estar gordo ou magro. Afinal, nosso nível de energia, nossa vitalidade, alegria de viver, tônus muscular, memória também dependem do bom estado nutricional.
Desta forma, uma pessoa considerada bonita e em forma mas sem energia, com péssima digestão e humor não deveria ser classificada como estando com um ótimo estado nutricional. A nutrição integrativa preocupa-se então com muito mais do que o alimento. Busca apoiar cada pessoa na busca de uma vida saudável na mente e no corpo, satisfatória, prazerosa e feliz.
Aprenda mais em www.t21.video