Isolamento social gera no cérebro desejo por conexão, assim como restrição alimentar gera desejo por comida

Quanto mais tempo passamos sozinhos mais percebemos o quanto os outros são importantes. Um estudo publicado em março de 2020 avaliou como o isolamento social necessário frente à pandemia de COVID-19 afeta o cérebro. O que perceberam foi a mesma ativação neural que ocorre quando restringimos a alimentação ou passamos muito tempo em jejum.

É comum para muitas pessoas comerem quando estão entediadas. O que a pesquisa não revelou é quanto tempo e que tipos de interação sociais são necessárias para que nossas necessidades de conexão fiquem satisfeitas e não tenhamos necessidade de compensá-las com outros estímulos, como a comida. Interações por redes sociais e videoconferências tem sido suficientes para você ou fazem com que sinta-se ainda mais isolado?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/