Com o envelhecimento populacional sistemas de saúde já sobrecarregados enfrentarão em breve uma onda mundial de aposentados mais velhos, com mais doenças e demandando novos bens e serviços que possam ajudá-los a permanecer saudáveis, ativos e independentes.
Dificuldades no acesso, cuidados excessivamente centrados em hospitais, escassez de recursos e medidas insuficientes na área de prevenção podem ser parcialmente remediadas pelo uso de tecnologias de saúde digital (e-Health). Tecnologias eletrônicas persuasivas podem ser intencionalmente projetadas para mudar a atitude ou o comportamento de uma pessoa (Fogg, 2009a; 2009b), como parar de fumar, consumir menos álcool, praticar atividade física, adotar uma dieta mais saudável, fazer exames preventivos. Estas medidas podem melhorar a qualidade de vida, retardar o desenvolvimento de doenças crônicas e reduzir os custos dos sistemas de saúde. Também permite que pacientes jovens ou idosos tenham mais independência.
O surgimento da Internet possibilitou a proliferação de sites projetados para persuadir ou motivar as pessoas a mudarem suas atitudes e comportamentos. Na imagem a seguir observamos uma imagem que exemplifica como as tecnologias persuasivas podem afetar os cuidados de saúde. Os três círculos representam: (1) a tecnologia que impulsiona a mudança de comportamentos. Deve ser selecionada ou projetada de forma a impactar positivamente os cuidados com a saúde; (2) estratégias de persuasão que devem ser empregadas com a intenção de mudar comportamentos, atitudes ou motivação; e (3) os subdomínios dentro dos serviços de saúde, onde vemos potenciais aplicações limitadas por doença, estilo de vida ou ciclo natural, do nascimento até a morte (Chatterjee & Price, 2009).
Dentro do campo da saúde, tecnologias interativas persuasivas podem ser implantadas para assumir mais de uma função por vez. Por exemplo, um aplicativo pode avaliar calorias gastas durante a caminhada, ao mesmo tempo que gera um feedback positivo (recompensa) quando o usuário atinge uma meta pessoal. Se várias pessoas estão conectadas a um servidor através da Internet, então o suporte social pode ser aproveitado, o que tem mostrado impacto na motivação e mudança de comportamento.
Várias estratégias podem ser utilizadas para persuadir, dentre elas destacam-se:
- Redução da complexidade de mensagens ou tarefas;
- Sequenciamento dos passos a serem seguidos para que objetivos sejam atingidos;
- Individualização da informação de acordo com as necessidades do usuário;
- Sugestões de intervenções na hora e local mais apropriados;
- Simulação de cenários para observação de efeitos de determinados comportamentos e atitudes;
- Ambientes imersivos para aumentar engajamento com a tecnologia;
- Exemplos contextualizados para que o usuário consiga adaptar as sugestões à própria vida;
- Suporte social;
- Recompensas.