Combata o cansaço

O cansaço tem muita relação com nosso estilo de vida. Dormir bem, ter momentos de pausa, não fazer uso excessivo de café, açúcar e bebidas alcoólicas, e abster-se de fumo e de outras drogas é fundamental para a manutenção da vitalidade. Além disso, dieta pobre em nutrientes essenciais pode também conduzir à fadiga crônica.

A fadiga crônica também pode ter como causas: anemia, problemas na tireóide, viroses, desnutrição subclínica (a famosa fome oculta) por falta de qualquer vitamina ou mineral ou mesmo problemas intestinais, como diarréia, constipação ou disbiose intestinal.

A disbiose é caracterizada por uma maior permeabilidade. Isto significa que nosso "filtro" natural não está sendo capaz de reter bactérias prejudiciais ou moléculas grandes que acabam atingindo nossa corrente sanguínea ocasionando problemas como alergias e também o cansaço.

O excesso de açúcar aumenta a quantidade de cândida no intestino e provoca a inibição da serotonina cerebral, o que por sua vez acaba aumentando a compulsão por açúcar. É típica daquelas pessoas que comem muito, ingerem muita energia e mesmo assim estão sempre cansadas ou cada vez mais gordas, compulsivas e cansadas. Já alimentos ricos em proteínas, como peixes, leite, amendoim, tâmara e banana contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e que por isto ajuda a controlar melhor o apetite.

Os óleos essenciais também podem ser utilizados para o tratamento da fadiga. Os mais indicados são: hortelã-pimenta, melaleuca, sândalo, frankincense, lavanda, camomila romana, erva-cidreira, bergamota, limão. Aprenda mais sobre o uso dos óleos essenciais aqui.

Exames para entender seu cansaço

Vimos que existem várias causas para cansaço. Disbiose, candidíase, desidratação, poucas horas de sono, sedentarismo ou o contrário (atividade física em excesso). O cansaço excessivo também é um dos sintomas da depressão. Mas, se você não identifica-se com nenhum destes itens está na hora de fazer alguns exames. Anemia, hipotireoidismo, alterações hormonais, Intoxicação também são causas de cansaço. Faça seus exames anuais.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/