Importância das fibras para as mulheres a partir dos 50 anos

Conforme a mulher vai aproximando-se da menopausa, os hormônios vão sendo produzidos em menor quantidade e todo o metabolismo muda. O intestino pode ficar mais ressecado, o colesterol aumenta, emagrecer fica mais difícil, a ansiedade pode subir e a compulsão alimentar também.

Para manter-se no seu melhor mulheres precisam aumentar o consumo de fibras presentes nos alimentos de origem vegetal. A fibra ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio e desempenha um papel vital na estabilização do açúcar no sangue e da insulina. Além disso, alimentos ricos em fibras são digeridos mais lentamente e são mais saciantes.

Existem dois tipos de fibra – solúveis e insolúveis – e precisamos de ambas. A fibra solúvel vem de frutas, raízes, pequenas folhas verdes, a maioria das leguminosas, abóbora e aveia. A fibra insolúvel é encontrada em vegetais de folhas grandes (espinafre, couve, acelga); vegetais folhosos e crocantes (radicchio, rúcula) e vegetais crucíferos (brócolis, couve de bruxelas). Batata-doce ou inhame (comido com a pele) e grãos integrais (com casca) também fornecem fibras hidratantes e de preenchimento.

As diretrizes atuais recomendam cerca de 25 gramas de fibra por dia para mulheres nas estudos atuais mostram que as mulheres deveriam consumir ainda mais fibras. Atingir 25 gramas não é difícil. Você pode comer 1/4 xícara de aveia e três ameixas secas no café da manhã (7 gramas de fibra), salada de espinafre e couve com meio abacate no almoço (9 gramas) e sopa de legumes para jantar (12 gramas).

Video Block
Double-click here to add a video by URL or embed code. Learn more

Se o seu intestino está preso ou se seu colesterol está alto aumente ainda mais este consumo. O uso do psyllium é uma ótima opção. Você conhece?

Suplementos contendo fibras

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/