Benefícios da Goma acácia e Goma Guar

A goma acácia (ou goma arábica) é a resina extraída da árvore de acácia cultivada em países da África, como o Chade, Eritreia, Quénia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal e Sudão.

É uma fibra solúvel, que puxa água e deixa as fezes mais macias. No Brasil, o produto pode ser encontrado em farmácias de manipulação com o nome Fibregum B®. A fibra acácia tem função prebiótica, ou seja, alimenta bactérias boas presentes no intestino, melhorando a função digestiva e imunológica.

Como mistura-se com os alimentos e atrasa a digestão, contribui para a saciedade, para o menor consumo de alimentos e, portanto, para o controle de peso.

Outra forma de controle da saciedade é pela modulação de hormônios intestinais. A fermentação bacteriana das fibras prebióticas resulta no aumento da secreção de dois neuropeptídeos intestinais: GLP-1 e peptídeo YY. Estes, por sua vez, inibem NPY/ AgRP, responsável pela ingestão alimentar e estimula o neurônio POMC/ CART, responsável pela diminuição da ingestão alimentar.

Consumo de Goma acácia

O consumo recomendado para efeitos benéficos intestinais fica entre 5 e 10g ao dia da fibra acácia pura ou entre 3 e 5g ao dia, quando associada a outras fibras. O uso é indicado para constipação intestinal, melhoria dos níveis de glicemia, colesterol e redução de peso.

Legenda:

  • GLP-1: Glucagon-like peptide-1

  • NPY/ AgRP - neuropeptide Y/agouti-related protein

  • POMC/ CART (pro-opiomelanocortin and cocaine/amphetamine-regulated transcript)

CONHEÇA TAMBÉM A GOMA GUAR

Gallery Block
This is an example. To display your Instagram posts, double-click here to add an account or select an existing connected account. Learn more
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags