Glucomannan no controle do peso e da glicose sanguínea

AN123-Glucomannan.jpg

Depois das comilanças de natal já começam a me perguntar sobre dicas de emagrecimento. Um dos emails foi sobre o glucomannam. Ele funciona? Mas o que é isso mesmo?

O glucomannan é um tipo de fibra solúvel extraída da raiz do konjac, uma planta nativa da Ásia. Tem recebido atenção por seu potencial na perda de peso e controle da glicemia. Assim como a goma guar, a pectina e o psyllium, a glucomannan funciona absorvendo líquidos no trato digestório, atrasando a absorção de nutrientes, o que por sua vez aumentaria a saciedade. Comendo menos haveria redução do peso corporal. 

De fato, várias pesquisas investigaram que o impacto do glucomannan mostraram benefícios para a redução do peso corporal, da glicose e até do colesterol plasmático. Estes estudos foram realizados em pacientes com diabetes tipo 2, sobrepeso ou obesidade. É bom lembrar que quem está acima do peso emagrece mais do que quem tem o peso adequado. Quem tem glicemia ou colesterol altos reduzem mais seus valores do que quem está com o perfil sanguíneo adequado já que o corpo possui mecanismos de equilíbrio para que possa funcionar bem. Assim, o efeito em uma pessoa saudável, com peso adequado e exames normais não será o mesmo do grupo que passou por estas pesquisas.

Fora isso, fibras fazem mais efeito quando combinadas com dieta saudável e com exercícios físicos. Para quem vai consumir fibras lembre também de aumentar bastante o consumo de água para que o intestino consiga funcionar direitinho. Para quem quer consumir o glucomannan como forma de aumentar a saciedade, o recomendado é dissolver 1 grama em 230 ml de água e tomar antes das principais refeições.  Para saber mais sobre as fibras:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,