Benefícios das nozes e castanhas para a microbiota

Oleaginosas são vegetais ricos em gorduras. Mas fornecem muito mais benefícios. Contêm fibras, ácidos graxos insaturados e polifenóis que podem afetar positivamente o sistema cardiovascular, a composição da microbiota intestinal e a saúde geral do intestino.

Desde o nascimento e ao longo do ciclo de vida, a microbiota intestinal desempenha papéis vitais para a saúde do ser humano, que vão desde a educação do sistema imunológico, coleta de energia de alimentos que são indigestíveis para humanos e a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), a principal fonte de energia das células epiteliais intestinais.

Oleaginosas têm um efeito prebiótico na microbiota intestinal. Um prebiótico é um substrato usado seletivamente pelos microrganismos do intestino, conferindo um benefício à saúde. A fermentação da fibra pela microbiota intestinal gera AGCCs, como o butirato, que promovem a contratilidade e secreção de muco protetor pelas células epiteliais intestinais (Creedon et al., 2020).

Maionese de castanha de caju

🍵1 xícara de castanha de caju de molho por 8 horas

🥛1/2 copo de água quente

🌴100g tofu orgânico firme (ou polpa de coco verde molinha ou inhame cozido)

🫒1/2 xícara de azeite

🧂1 colher de chá sal

🌶️pimenta a gosto

🍋1 limão espremido

🌿1 colher de chá de mostarda ou outro tempero que goste como manjericão ou salsinha ou curry ou o tempero que vc gostar.

Bata até atingir a cremosidade desejada.

Dúvidas? Marque sua consulta aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/