Papel do ômega-3 durante a quimioterapia

Os ácidos graxos do tipo ômega-3, presentes nos peixes de água fria e na linhaça, possuem um papel importante durante a quimioterapia, contribuindo para a manutenção do peso corporal e preservação da massa magra. Em um estudo conduzido por Miyata e colaboradores (2017) a suplementação de solução enteral rica em ômega-3 (900 mg/dia), por 15 dias, ajudou a reduzir a incidência de toxicidade nas mucosas (como estomatite e diarreia) e também contribuiu para a proteção do fígado. 

Saiba mais sobre o tema no curso online: Terapia nutricional enteral e parenteral (para médicos e nutricionistas).

Se preferir conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Comida vegetariana na Alemanha

O número de vegetarianos no mundo vem aumentando. Pesquisa recém publicada na Alemanha mostrou que lá o número de vegetarianos aumenta mais entre as pessoas com alto nível educacional, que moram em grandes cidades e que praticam mais de 4 horas de atividade física por semana. Os autores do estudo mostraram que vegetarianos também consomem menos alimentos dietéticos, bebem mais chás e comem mais frutas e verduras (Mensink, Barbosa e Brettschneider, 2016).

A dieta vegetariana beneficia a saúde e ajuda a preservar o meio ambiente. Apesar da Alemanha ser famosa por seus salsichões e carne de porco existem opções de comida vegetariana para todo lado. Os alemães costuma fazer alguns lanches durante o dia com pães e queijos. Existem também opções como pizza, pretzel, salada, sopa, bolo, panqueca, batata assada... Mas sempre pergunte se a opção é realmente vegetariana pois alemães adoram colocar carne e bacon em tudo, "só para temperar".  Mas a Alemanha é rica em restaurantes vegetarianos como os de Berlin, Munique e Frankfurt (clique no link).

De qualquer forma, para não passar fome, tenha sempre castanhas, barras proteicas, frutas secas, frutas in natura e, se precisar, suplementos proteicos com você. Os supermercados tradicionais oferecem variadas opções e também existem mercados veganos.

Por fim, aprenda o vocabulário básico vegetariano:

  • Sou vegetariano -  Ich bin Vegetarier(in)
  • Sou vegano Ich bin Veganer(in)
  • Não como carne, frango ou peixe. Ich esse kein Fleisch, kein Hühnchen oder Fisch
  • Não como manteiga, queijo, ovos ou mel.  Ich esse keine Butter, keinen Käse, Eier oder Honig
  • Você tem um prato vegetariano? Haben Sie vegetarische Gerichte?
  • Você tem um prato vegano? Haben sie vegane Gerichte?

Aprenda mais no curso: Alimentação Vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/