Seu corpo não é sua obra de arte!

Seu corpo não é sua obra de arte. Sua vida é sua obra de arte. Apesar de a mídia estampar milhares de vezes ao dia a imagem de corpos como projetos, eles são apenas o veículo que usamos em nossa vida para realizar o que queremos. Nossas relações são nossos projetos. Nosso trabalho é nosso projeto.

Passar o dia amaldiçoando ou esculpindo o corpo não nos deixa mais próximos daquilo que queremos ser, não nos ajuda a construir o mundo que queremos oferecer às próximas gerações. Cuide de seu corpo com carinho, é claro. Para que ele o leve para onde quer ir, para que ele permita que você faça o que quer fazer. Mas não faça do seu corpo sua obsessão. Suas inúmeras outras qualidades é que inspirarão quem te rodeia.

Relacione-se de forma mais saudável com o alimento - Curso online com desconto: alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

É possível ganhar massa magra sem consumir carnes?

Pessoas diferentes possuem aspirações, valores e objetivos diferentes. Por diferentes motivos a carne pode sair do cardápio. Pode ser para melhorar a saúde, pode ser para ajudar o meio ambiente. Ficará tudo bem? Sim, dietas sem carnes podem ser tão ou mais saudáveis do que dietas com carnes. Mas dietas sem carnes também podem ser nutricionalmente desbalanceadas. Por isto, o acompanhamento nutricional é muito importante para garantir o adequado aporte de todos os nutrientes necessários à preservação da saúde e à prevenção de doenças.

Se a sua preocupação é com o ganho de massa magra de vegetarianos, leia artigos anteriores clicando nos links. Seguem algumas dicas adicionais: 

  • Um passo importante é não pular refeições. Acorde e tome seu café da manhã. Afinal durante toda a noite seu organismo passou por reparos e agora precisa de nutrientes para repor aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, minerais...

  • Hidrate-se bem. Músculos precisam de água.

  • Coma castanhas e sementes, alimentos ricos em proteína.

  • Suplemente quando necessário (converse com seu nutricionista). Que suplementos podem ser aconselhados? Proteína, vitamina B12, zinco, selênio, vitamina D, creatina, ômega-3, colina.

  • Faça feijão e outras leguminosas em grande quantidade. Congele as porções para consumir durante a semana. Feijões fornecem carboidratos, proteínas, fibras, ferro...

Exemplo de cardápio

  • Café da manhã:

    Mexido de tofu (veja receita abaixo)  

Lanche da manhã:

Fruta e castanhas

Almoço:

Arroz, feijão, salada variada

Lanhe da tarde:

Sanduíche com pasta de amendoim

Pós treino:

Shake de coco (veja receita abaixo)

Jantar = almoço

Ceia:

Batata doce e abacate com 1/2 scoop de proteína vegetal

Quantidades dependem do seu sexo, idade, metabolismo, atividade física... Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta.!

Receitas

1) Shake de coco

- 5 cubos de gelo;
– 1 xícara de morangos ou mirtilos congelados;
– 1 xícara de espinafre fresco;
– 2 porções de proteína vegana de baunilha;
– 2 colheres de sopa de creme de amendoim;
– 1 xícara de leite de amêndoa ou de coco;
– 1/4 xícara de coco seco.

Bata tudo no liquidificador e tome como pós treino.

2) Mexido de tofu

– 1 colher de sopa de azeite de oliva; 
– 1/2 xícara de cebola picada;
– 2 dentes de alho batido;
– 100 gramas de tofu;
– 1/2 colher de sopa de açafrão;
– 1/2 colher de sopa de tomilho seco; 
– 1/2 colher de sopa de sal;
– 1 colher de sopa de água;
– 2 colheres de sopa de nutritional yeast (levedura nutricional);
– 1/2 colher de sopa de pimenta do reino;
– 1 xícara de espinafre picado; 
– 1/2 abacate picado.

Misture todas as ervas na água e reserve. Em uma panela refogue alho e cebola no azeite por 5 minutos. Pique o tofu e adicione à panela. Deixe em fogo baixo por cerca de 8 minutos. Misture as ervas, adicione o espinafre e mexa por 2 minutos. Coloque em um prato e adicione o abacate picado por cima.

3) Opção de shake

– 1 Pera; 
– 2 colheres de sopa de proteína de cânhamo (hemp protein);
– 1 copo de leite de amêndoa;
– 1 colher de sopa de agave;
– 1 colher de sopa de baunilha.

Bata tudo no liquidificador e aproveite!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Atividade de alimentação consciente para crianças

Os alimentos que consumimos e a forma como os consumimos afeta a nossa saúde. Crianças frequentemente comem em frente à TV, enquanto assistem a desenhos ou jogam videogames. Este hábito infantil aparentemente inofensivo perdura e durante a vida seguimos comendo sem prestar atenção em diferentes situações. O comer sem atenção está associado à maior incidência de excesso de peso, hipertensão, diabetes, dentre tantas outras doenças.

Se você trabalha com crianças ou se possui filhos algumas atividades podem ser feitas para que aprendam a se concentrar no momento da alimentação, a reconhecer a importância dos alimentos, o valor da comida e seus benefícios e importância em nossa vida. 

Uma atividade simples é ensinar as crianças a comerem uma fruta explorando todos os sentidos. Leve, por exemplo, maçãs para a sala de aula (na escola) ou para a mesa da sala de jantar (em casa). Se maçãs forem muito caras escolha outra fruta ou compartilhe a mesma fruta entre duas pessoas.

  • Primeiro lavem as mãos;

  • Se as maçãs não estiverem lavadas lavem-nas também. As crianças também podem ajudar a lavar;

  • Agora sente-se com uma fruta ou um pedaço de fruta à frente;

  • Peça que a criança descreva a cor ou as cores da fruta o melhor que puder, observando-a atentamente;

  • Agora peça que descreva o formato da fruta. Explore outros aspectos: Quem sabe onde a fruta cresce? Qual é a árvore da maçã? O que a macieira precisa para crescer? (luz, calor, água...). Quantas variedades de maçã você conhece? Que nutrientes estão contidos na maçã? Quais são as vantagens da maçã para a saúde? Adapte a conversa para cada faixa etária.

  • O próximo passo é trocar a fruta para descrever sua textura. Crianças pequenas podem se confundir nas descrições. Ajude-as;

  • Depois cheirem a fruta. Feche os olhos. O cheiro é agradável?

  • Abra os olhos e encoste a ponta da língua na fruta. Que tal?

  • Dê uma primeira mordida e mastigue lentamente. Finja que esta é a última maçã da face da terra. Aprecie cada pedacinho para que não se esqueça dela nunca mais.

  • Abra os olhos e coloque de volta a mação à frente, em um prato ou guardanapo. Continue mastigando enquanto admira a maçã.

  • Outra opção é cortar a casca. Ela tem uma textura, sabor, aroma diferente da polpa da fruta? Ajude a criança a fazer este corte.

  • Depois que terminarem: faça uma avaliação. A maçã estava boa? A experiência foi satisfatória (por quê? Todas as respostas são aceitáveis). Você já havia comido uma maçã assim? A maçã de hoje era mais doce ou menos doce do que as que você comeu anteriormente? Você ainda está com fome?

Para saber mais sobre alimentação consciente baixe gratuitamente o eBook ou acesse o curso online:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/