Ao chegar ao Uruguai logo vi um outdoor que dizia ¨Um em cada 3 uruguaios tem colesterol alto...¨, compre o produto tal (não me lembro o nome) e diminua o seu risco. O produto pode até ser bom mas isso chega a ser engraçado. Estamos sempre atacando os problemas pelo lado errado. O Uruguai é um dos maiores produtores de carne do mundo. Mas, mais do que colesterol, é importante avaliar os seguintes índices:
Quando os índices desequilibram-se, o risco de doenças cardiovasculares aumenta e elas são as principais causas de morte no mundo, inclusive no Uruguai. Se a pessoa come muita carne e pouca fibra, a situação piora, pois instala-se um processo de disbiose intestinal, que também aumenta o risco cardíaco.
Vegetarianos também podem ter colesterol alto
Apesar das dietas a base de plantas serem mais ricas em fibras, antioxidantes e pobres em colesterol, vegetarianos podem também ter colesterol alto. O motivo é justamente a disbiose intestinal. Quando bactérias ruins proliferam-se, aumentam a produção de endotoxinas. Ao serem absorvidas pelo intestino, chegam ao fígado, desregulando-o. Neste momento o fígado passa a produzir mais colesterol.
Muitos vegetarianos possuem uma dieta excessivamente industrializada. Não comem carne, mas comem substitutos industrializados, ricos em corantes, conservantes, açúcar ou gordura de qualidade duvidosa. Muitos medicamentos, como anticoncepcionais, antidepressivos, antiinflamatórios prejudicam o intestino. Fora isso, a ansiedade e o estresse excessivo também estão entre as causas de disbiose. A saúde depende de cuidados globais, de corpo e mente. Além de cuidar da dieta adote práticas integrativas como yoga e meditação.