Ácido Úrico

O ácido úrico (C5H4N4O3) é um composto produzido durante o metabolismo das purinas (proteínas), que são degradadas a hipoxantina, xantina e ácido úrico.

Por ser muito hidrossolúvel, o urato é facilmente eliminado pela urina em quantidades de 600-700 mg/dia, em média. Quando o ácido úrico está aumentado no sangue, dizemos que há hiperuricemia e, quando as taxas se encontram diminuídas, se diz que há hipouricemia.

Laboratórios, em geral, aceitam valores de ácido úrico plasmático de 6 mg% para mulheres e 7 mg% para homens, mas o ideal mesmo parece estar com as taxas abaixo de 5,5 mg%. Quando o ácido úrico é superior a 7 mg % no plasma sanguíneo, ele pode se depositar em qualquer tecido do organismo, dependendo muito das condições locais. Quando isso ocorre, pode surgir processo inflamatório como gota, artrite, tofo e nefrite.

A causa nutricional mais comum para esta elevação é a ingestão exagerada de proteínas (purinas). A hiperuricemia também pode ocorrer devido ao abuso do álcool, relacionada à obesidade, em decorrência de medicamentos como antiinflamatórios e diuréticos e por superprodução ou por diminuição da excreção renal e intestinal de ácido úrico.

A hiperuricemia, assim como a elevação do colesterol plasmático, do LDL-c e da homocisteína, do sedentarismo, tabagismo e hipertensão, é um fator de risco para as doenças cardiovasculares e renais.

A dieta é um item importante do tratamento do ácido úrico. Os alimentos não recomendados e que devem ser evitados pelos pacientes com hiperuricemias são aqueles ricos em purinas, como carnes, miúdos (fígado, coração, língua, rins), peixes pequenos, frutos do mar, caldos . A ingestão de líquidos deve ser aumentada afim de auxiliar a excreção e minimizar a possibilidade de formação de cálculos renais. A dieta deve ser reduzida em colesterol e gordura já que estes reduzem a excreção do ácido úrico. O açúcar também aumenta a produção de ácido úrico.

O queijo tofu aumenta a excreção do ácido úrico por isto pode ser utilizado na dieta em sanduíches, temperados em pastinhas ou mesmo em sopas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/