Baixo consumo de vitamina D aumenta a mortalidade

Pesquisadores Australianos e Alemães mostraram que indivíduos com baixos níveis de vitamina D podem ter menos anos de vida. O estudo publicado no dia 23 de junho no Archives of Internal Medicine mostrou o acompanhamento de 3.258 pacientes com idade média de 62 anos, durante 8 anos. Os resultados:

  • Do total, 737 pacientes (22.6%) morreram, sendo 463 por doenças cardiovasculares;

  • Os acientes cujos níveis d vitamina D (25-hydroxyvitamin D) eram baixos tiveram um risco maior de morrer não só por causas coronarianas mas por outras doenças;

  • Baixos níveis de vitamina D estavam correlacionados com maiores níveis de indicadores inflamatórios como a proteína C reativa.

Valor laboratorial de vitamina D é aquele para manter sua absorção de cálcio. Mas pode não sobrar vitamina D para suas outras funções hormonais e imunológicas.

Estudo publicado agora em 2022 mostrou que pessoas com vitamina D menor que 20 tiveram 14 vezes mais chance de morrer do que os pacientes com vitamina D maior que 40 ng/ml (Dror et al., 2022).

Não sabe seu valor no exame de sangue? O ideal é fazer. Não dá? Então tome pelo menos uma suplementação mínima de 2.000 UI. Algumas boas marcas:

- Now

- Vitafor

- Puravida (com vitamina A e K2)

Fontes de vitamina D:

  • peixes (sardinha, cavala, atum),

  • ovos,

  • alimentos fortificados (cereais matinais, leite).

  • A vitamina D também é produzida em nossa pele pela exposição aos raios ultravioletas da luz solar.

Para saber mais: Harald Dobnig; Stefan Pilz; Hubert Scharnagl; Wilfried Renner; Ursula Seelhorst; Britta Wellnitz; Jurgen Kinkeldei; Bernhard O. Boehm; Gisela Weihrauch; Winfried Maerz. "Independent Association of Low Serum 25-Hydroxyvitamin D and 1,25-Dihydroxyvitamin D Levels With All-Cause and Cardiovascular Mortality." Arch Intern Med 2008;168(12):1340-1349. Vol. 168 No. 12, June 23, 2008

Fonte da imagem: http://www.healingtherapies.info/VitDmetabolism.jpg

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/