O consumo insuficiente de vitamina D pode prejudicar o crescimento e aumentar o peso durante a adolescência. Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, mostrou que mesmo aqueles habituais frequentadores de praias podem desenvolver déficit de vitamina D em decorrência do uso do protetor solar no corpo inteiro.
Em adultos o déficit está associado a doenças como osteoporose, câncer, obesidade. Na velhice é habitual nos preocuparmos com estas doenças porém as mesmas não se desenvolvem de uma hora para outra. Assim, aqueles 15 minutinhos de sol no início da manhã que os bebês tomam deveriam continuar por toda a vida afim de prevenir todos estes problemas. E, mesmo vivendo em regiões ensolaradas e em um país tropical uma avaliação de sinais e sintomas deve ser feita afim de se detectar prováveis deficiências desta e de outras vitaminas.
Kremer et al. Vitamin D Status and its Relationship to Body Fat, Final Height, and Peak Bone Mass in Young Women. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2008.
Fonte da imagem: http://www.fosamaxd.com.br/images/about/vitamin_d_calcium_absorption/vitamin_d_production/vitamin_d_production_img_1p.gif