A vitamina D é uma das muitas vitaminas importantes para nossa imunidade. A maior parte da vitamina D circulante em nosso corpo é produzida em nossa pele, quando tomamos sol. Mais de 50 genes são regulados pela vitamina D, que também desempenha papel importante na diferenciação, proliferação e crescimento da pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireóide e sistema imunológico. Quando não tomamos sol os níveis plasmáticos de vitamina D caem e, ao longo do tempo, o risco de osteomalácia, câncer de cólon, hipertensão e problemas imunes podem aumentar.
A recomendação diária de vitamina D é de 800 UI/dia e a tolerância máxima diária varia entre 2.000 e 2.500 UI/dia. Quando há produção suficiente na pele, a partir da exposição solar, a ingestão alimentar pode ser menor. Entretanto, cada vez mais pessoas tem apresentado deficiência de vitamina D em todo mundo, como resultado do nosso estilo de vida moderno.
Fontes de vitamina D na dieta
Atenção: o excesso de vitamina D gera imunossupressão. Por isso, é tão eficiente quando o sistema imune está super ativado, como no caso das doenças autoimunes. Ou seja, a suplementação de altas quantidades de vitamina D não é recomendada. O melhor parâmetro para avaliação da quantidade ideal é a dosagem plasmática. Megadose só para quem estiver com deficiência.