Importância da vitamina D na síndrome de Down

Já perdi a conta de quantas vezes escrevi sobre a vitamina D neste blog. Esta vitamina produzida em nossa pele quando tomamos banho de sol possui várias funções no nosso organismo. Por exemplo: (1) contribui para a absorção de cálcio e fortalecimento dos ossos; (2) reduz o ganho de peso; (3) previne doenças autoimunes; (4) diminui o risco de certos tipos de câncer; (5) ajuda no tratamento da dor crônica.

Estudos mostram que a concentração de vitamina D plasmática é menor em pessoas com síndrome de Down do que em pessoas típicas (Stagi et al., 2015).  Existem também evidências de que pessoas com excesso de peso ou mais inflamadas podem precisar de mais vitamina D para que esta exerça seus efeitos (Veugelers. 2015).

Como excesso de peso e inflamação são comuns em pessoas com síndrome de Down a vitamina D torna-se um nutriente chave para o bem estar e qualidade de vida. No curso online que começa hoje conversaremos sobre vários temas como este. Você ainda pode participar, inscrevendo-se até as 10h. Clique na imagem para saber mais:

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/