A obesidade representa um fator de risco a mais para o desenvolvimento de câncer, tanto em mulheres (ovário, mama, endométrio) quanto em homens (próstata). Além de emagrecer uma estratégia importante afim de prevenir a doença é atentar para o consumo adequado de vitamina D.
Em estudo publicado no Cancer Prevention Research, no dia 21/09/2010, a suplementação da vitamina reduziu o risco de câncer de endométrio de 67% para 25% em camundongos obesos predispostos geneticamente a esta doença, porém não ofereceu nenhum efeito protetor para os animais com peso normal. Enquanto os estudos não são repetidos em seres humanos a melhor conduta é emagrecer - a obesidade dobra o risco de câncer de endométrio - adotar alimentos fortificados com vitamina D e andar por 15 minutinhos ao sol diariamente no início da manhã ou ao final da tarde.
ARTIGO CITADO: Wei Yu, Mark Cline, Larry G. Maxwell, David Berrigan, Gustavo Rodriguez, Anni Warri, and Leena Hilakivi-Clarke. Dietary Vitamin D Exposure Prevents Obesity-Induced Increase in Endometrial Cancer in Pten /− Mice. Cancer Prev Res, 1940-6207.