Benefícios do Kombucha

kombucha.jpg

Kombucha é uma bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos. É ligeiramente gaseificada e de sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da sidra. Para a produção é utilizado 1 litro de chá preto ou verde adicionado de 50g de açúcar e uma mistura de bactérias e leveduras. A fermentação do açúcar pelos microorganismos leva entre 3 e 60 dias. Neste período os mesmos produzem ácidos graxos de cadeia curta e muitas vitaminas, principalmente as do complexo B (B1, B2, B6, B12).

Na segunda fermentação do kombucha podem ser adicionados componentes que darão o sabor à bebida como gengibre, maçã, frutas vermelhas e maracujá. É usar a criatividade. Também contém na sua constituição glucosamina e condroitina, importantes para a preservação e recuperação das articulações. O kombucha também possui uma ótima capacidade antioxidante, antiinflamatória e digestiva.

A contra-indicação principal é para as gestantes, já que o consumo de kombucha pode favorecer a produção de heparina, um componente glicosaminoglicano que inibe a produção de proteínas do sistema de coagulação, sendo prejudicial no terceiro trimestre da gravidez.

Saiba mais nos cursos online: www.andreiatorres.com/cursos

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/