Probióticos ajudam pessoas em antibióticoterapia

Estima-se que uma em cada cinco pessoas interrompa o tratamento com antibióticos antes do tempo, em decorrência de diarréia. Este problema pode ser evitado se juntamente com o antibiótico for prescrito o uso de probióticos. Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine na Universidade Yeshiva publicaram um estudo na revista American Family Physician mostrando que uma cultura de boas bactérias (probióticos) restaura a função gastrintestinal. Os antibióticos exterminam as bactérias más porém também acabam com as bactérias boas presentes no nosso intestino. Isto pode desencadear a diarréia, que também pode ser resultado de infecção viral ou bacteriana.

Os probióticos restauram justamente o equilíbrio natural do organismo. A recomendação dos autores é que os probióticos sejam utilizados durante todo o tratamento. Os mesmos raramente causam efeitos colaterais - mesmo em crianças - e não atrapalham a eficiência dos antibióticos. Em geral, recomenda-se produtos com mais de 5 bilhões de unidades formadoras de colônia ao dia para crianças e mais de 10 bilhões para adultos.

Referência: Kligler & Cohrssen. Probiotics. American Family Physician, Nov 1, 2008

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/