Microbiota intestinal muda em resposta a fatores ambientais

A microbiota intestinal não é estável. Pelo contrário, tem uma grande plasticidade e vai muando ao longo da vida. É constantemente reconfigurada em resposta a diferentes fatores ambientais. Porém, várias circunstâncias podem perturbar essa capacidade, como o uso constante de antibióticos, a inflamação intestinal crônica e a dieta pobre em fibras.

O envelhecimento também é um fator modificador da microbiota, reduzindo sua biodiversidade e acelerando o processo de adoecimento (Candela et al., 2012).

Quanto maior é a diversidade bacteriana melhor, mais protegidos estaremos. Apesar de a propaganda de sabonete nos dizer para lavar as mãos o tempo todo esta não parece ser a melhor estratégia. Falei sobre este assunto no vídeo desta semana publicado no YouTube. Se ainda não assistiu clique no link: https://bit.ly/2rvJWKk

No curso de atualização em Nutrição na Síndrome de Down discutiremos mais sobre a relação da saúde com o intestino e como mantê-lo sempre bem. Saiba mais e inscreva-se agora:

http://andreiatorres.com/blog/grupo-fechado-sd?rq=atualização

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!