Como é construída a imagem corporal?

A imagem corporal é definida como pensamentos, percepções e atitudes de uma pessoa sobre sua aparência física. Diz respeito a como você se vê quando se olha no espelho ou quando se imagina em sua mente. Inclui:

  • O que você acredita sobre sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).

  • Como você se sente em relação ao seu corpo, incluindo altura, forma e peso.

  • Como você sente e controla seu corpo enquanto se move.

  • Como você experimenta ou sente fisicamente em seu corpo.

  • O que você acha que seu corpo pode fazer.

Muitos de nós internalizamos mensagens desde tenra idade que podem levar à imagem corporal positiva ou negativa. Ter uma imagem corporal saudável é uma parte importante do bem-estar mental e da prevenção de distúrbios alimentares.

A imagem corporal positiva é uma percepção clara e verdadeira de sua forma; vendo as várias partes do seu corpo como elas realmente são. A positividade do corpo (ou satisfação do corpo) envolve sentir-se confortável e confiante em seu corpo, aceitando a forma e o tamanho natural do corpo e reconhecendo que a aparência física diz muito pouco sobre o caráter e o valor de uma pessoa.

Uma imagem corporal negativa, por outro lado, envolve uma percepção distorcida da forma de alguém. A imagem corporal negativa (ou insatisfação corporal) envolve sentimentos de vergonha, ansiedade e autoconsciência. As pessoas que experimentam altos níveis de insatisfação corporal sentem que seus corpos são defeituosos em comparação com os outros, e é mais provável que essas pessoas sofram de sentimentos de depressão, isolamento, baixa auto-estima e transtornos alimentares (como anorexia, bulimia, compulsão, comer transtornado, ortorexia etc).

320599_1100.jpg

Causas das insatisfações corporais

Estudos mostram que nos países ocidentais, a preocupação com o próprio corpo pode começar entre os 6 e os 12 anos de vida. Mais da metade das adolescentes e quase um terço dos adolescentes sentem-se desconfortáveis com o próprio corpo e adotam comportamentos não saudáveis ​​de controle de peso.

As meninas (mas não só elas) sentem-se geralmente muito pressionadas à conformar-se à padrões de beleza impostos pela sociedade. A influência das mídias sociais, exemplos familiares (por exemplo, uma mãe que vive de dieta ou valoriza muito a emagreza), genética, bullying, defeitos na produção de neurotransmissores, traumas na infância, abusos (físicos, mentais, sexuais) ou outras experiências negativas, personalidade, baixa autoestima também contribuem para os transtornos de imagem corporal e para o desenvolvimento de transtornos alimentares.

Transtorno Dismórfico Corporal

Um tipo de transtorno de imagem é o transtorno dismórfico corporal, em que a pessoa acredita que tem uma ou mais imperfeições ou defeitos na aparência física. Contudo, esse defeito na realidade não existe ou é insignificante para as outras pessoas. Pessoas com transtorno dismórfico corporal normalmente realizam determinadas atividades (como olhar no espelho, arrumar-se excessivamente ou comparar-se com outros constantemente) devido à grande preocupação com sua aparência.

O transtorno dismórfico corporal geralmente começa durante a adolescência e possivelmente ocorre com um pouco mais de frequência em mulheres. Aproximadamente 2% a 3% das pessoas apresentam o transtorno, que causa muito sofrimento.

Movimento positivo do corpo

Muitas pessoas tornaram-se ativistas da valorização da diversidade de tamanhos, cores, raças, habilidade e formas, que são todas boas. Embora todos possamos ter dias em que não nos sentimos tão bem ou bonitos, a chave para o desenvolvimento da imagem corporal positiva é reconhecer e respeitar nossa forma natural e aprender a dominar os pensamentos e sentimentos negativos, trocando-os por pensamentos positivos, afirmativos e aceitáveis.

Como valorizar seu corpo e quem você é

1 - Aprecie tudo o que seu corpo pode fazer. Todos os dias seu corpo leva você para mais perto dos seus sonhos. Celebre todas as coisas incríveis que seu corpo faz por você - correndo, dançando, respirando, rindo, sonhando etc.

2 - Mantenha uma lista dos dez principais itens que você gosta em si mesmo - coisas que não estão relacionadas a quanto você pesa ou a sua aparência. Leia sua lista frequentemente. Acrescente a isso à medida que você perceber mais coisas maravilhosas sobre você.

3 - Olhe para si mesmo como uma pessoa inteira. Quando você se vê no espelho ou na sua mente, escolha não se concentrar em partes específicas do corpo. Veja a si mesmo como deseja que os outros o vejam - como uma pessoa inteira.

4 - Escolha sua turma. Cerque-se de pessoas positivas, que te apoiam e reconhecem suas qualidades.

5 - Desligue as vozes da sua cabeça que dizem que seu corpo não está "certo" ou que você é uma pessoa "má" por ter comido isso ou aquilo, por ser desse ou daquele tamanho. A terapia cognitivo comportamental pode ajudar muito nisso.

6 - Use roupas confortáveis ​​e que façam você se sentir bem com seu corpo. Troque a dieta pelo prazer de comer sem culpa, respeitando o próprio corpo e suas sensações de fome e saciedade.

7 - Trabalhe com seu corpo, não contra ele. Faça yoga, medite, teste atividade que sempre teve vontade de fazer mas nunca teve coragem por achar que seu corpo não seria capaz (pode ser andar de bicicleta, surfar, aprender a patinar, dançar, fazer escalada). A sociedade tem muitas expectativas sobre o que podemos ou não fazer. Mas na verdade podemos fazer a maior parte das coisas.

O yoga é adaptável a qualquer tipo de corpo. Você pode praticar presencialmente com um professor ou online.

O yoga é adaptável a qualquer tipo de corpo. Você pode praticar presencialmente com um professor ou online.

8 - Torne-se um crítico de mensagens sociais e de mídia. Preste atenção às imagens, slogans ou atitudes que fazem você se sentir mal consigo mesmo ou com seu corpo. Proteste contra estas mensagens: escreva uma carta ao anunciante ou responda à imagem ou mensagem.

9 - Faça algo de bom para si mesmo - algo que deixe seu corpo saber que você o aprecia. Tome um banho de espuma, tire um tempo para tirar uma soneca ou encontre um lugar pacífico para relaxar, medite, pratique yoga, aprenda algo novo, estude e desenvolva novas competências profissionais ou para a vida.

10 - Use o tempo e a energia que você geralmente gasta se preocupando com comida, calorias, peso ou qualquer aspecto da aparência para fazer algo para ajudar os outros. Às vezes, entrar em contato com outras pessoas pode ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo e fazer uma mudança positiva em nosso mundo.  

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Benefícios do própolis para o sistema imune

propolis_15632_l.jpg

O brasileiro está acostumado a consumir mel de abelhas mas nem todo mundo conhece outro produto das abelhas: a própolis. Com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, esta substância é produzida a partir de resinas coletadas das plantas misturadas à saliva das próprias abelhas. Tem como principal função proteger a colméia contra intrusos.

Ou seja, é utilizada pelas abelhas de diversas formas:

  • Para proteger a colmeia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada. Assim, conseguem sobreviver por um tempo mais longo;

  • Para desinfetar o interior da colméia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;

  • Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colmeia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.

Pesquisas mostram que a própolis é incrivelmente benéfica para nós humanos. Contém mais de 600 compostos naturais, incluindo aminoácidos, cumarinas, aldeídos fenólicos, polifenóis, sequiterpeno quininos e esteróides, mas a composição varia dependendo do tipo e partes das plantas utilizadas pelas abelhas.

O extrato de própolis é muitas vezes adicionado a sprays para a garganta e estudos demonstram que o mesmo de fato contribui para desinflamar as células e para combater infecções. Pessoas que consomem a própolis com regularidade também parecem se resfriar menos (Al-Hariri, 2019).

A própolis é redutora dos níveis de cortisol, que aumentam quando estamos ansiosos e estressados. Neste período o própolis tem um efeito protetor. Tem ação antibacteriana, fortalecendo o sistema imune. Pacientes com COVID-19 hospitalizados correm o risco também de contrair infecções bacterianas. Quanto melhor estiver o sistema imune melhor. Assim, a preocupação será apenas tratar o COVID-19 e não COVID + bactérias. Ou seja, o própolis pode ser usado por quem está saudável. Porém, não é indicado para quem já está com o coronavírus pois aumenta ainda mais os níveis de interferon, um dos responsáveis pela tempestade de citocinas, tão difícil de controlar.

A própolis pode ser prescrita como solução alcoólica, solução aquosa ou cápsula. Grande parte dos fitoquímicos presentes na própolis são lipossolúveis e extraídos em álcool. Porém esta fórmula tem sabor mais forte, adstringente e amargo. A recomendação é de cerca de 10 gotas diluídas em um pouco de água pela manhã ou antes de dormir. O própolis em solução aquosa é menos concentrado e melhor tolerado por crianças e gestantes. As soluções aquosas (15 a 20 gotas para adultos) podem ser diluídas em água e tomadas pela manhã para um efeito detox. Cápsulas são em geral prescritas para quem não adapta-se ao sabor das soluções.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Contra-indicações

Crianças menores de 1 ano e pessoas alérgicas ao mel, pólen, geleia real não devem consumir o própolis. Também não é indicado para os que tem asma. Indivíduos fazendo uso de anticoagulantes também não devem fazer uso do produto pois há maior risco de hemorragias. Se você tem cirurgia programada também deixe o própolis de lado para evitar também maiores perdas de sangue.

Tipos de própolis

A própolils pode ser verde ou vermelha, pois depende do tipo de planta onde as abelhas foram buscar as resinas. Também existem blends (misturas de própolis).

Própolis verde: produzido por abelhas que usam como matéria prima a flor do alecrim. Apresenta um composto ativo antiinflamatório denominado arterpelin C.

Própolis vermelho: rica em flavonóides lipossolúveis e também antioxidantes. A própolis vermelha tem o Brasil como um de seus maiores produtores mundiais. Encontrado exclusivamente no estado de Alagoas, o composto é produzido por abelhas da espécie Apis mellifera, que se alimentam de uma resina avermelhada presente nos caules da árvore Dalbergia ecastaphyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio.

unnamed.jpg

Além disso, dependendo do método de extração (aquoso ou alcoólico), os componentes extraídos na solução serão diferentes, tendo ação sinérgica no organismo. O alcoólico tem o gosto mais forte, mais adstringente e mais amargo. O própolis aquoso é menos concentrado (podem ser usadas mais gotas) e muito utilizado para crianças. Antes de dormir, ajuda a melhorar o sono.

Concentração de própolis no produto

O que significa a porcentagem do própolis? Por exemplo, um própolis 11% terá menos fitoquímicos por gota de solução do que um própolis 20%. Mas se apenas tiver o própolis 11% aumente então a quantidade usada. Por exemplo, um adulto poderia usar 20 a 25 gotas do própolis 11%, cerca de 15 gotas do própolis 15% e 10 gotas do própolis 20% alcoólico.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Estilo de vida para uma próstata saudável

A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutivo masculino. Repousa abaixo da bexiga e à frente do reto. Contribui para a produção do sêmen, que transporta espermatozóides dos testículos quando um homem ejacula.

6361324_x720.jpg

À medida que um homem envelhece, sua próstata pode aumentar de tamanho, passando do tamanho de uma noz para o tamanho de um limão. Aos 60 anos a próstata pode estar do tamanho de um grande limão siciliano.

Por envolver parte da uretra, a próstata aumentada pode apertá-la, causando problemas para a passagem da urina.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

1568058472882.jpg

Este aumento da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna. O tamanho da próstata ao final da vida depende em grande parte da genética e da idade da pessoa. Afetam também ainda o tamanho da próstata a presença de inflamação, alterações hormonais, síndrome metabólica e carências nutricionais.

Oito em cada dez homens acabam desenvolvendo uma próstata aumentada. Cerca de 90% dos homens com mais de 85 anos terão hiperplasia benígna da próstata e aproxmadamente 30% dos homens acharão seus sintomas incômodos.

Os sintomas de uma próstata aumentada podem incluir:

  • Problemas para urinar.

  • Ter que urinar frequentemente, particularmente à noite.

  • Sentir que a bexiga não está vazia depois de urinar.

  • Sentir uma vontade súbita de urinar.

  • Ter que se esforçar para urinar.

Homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Este precisa estar abaixo de 4 ng. Valores mais altos aumentam o risco de câncer de próstata e podem exigir uma biópsia para descartá-lo.

Como cuidar da próstata?

1 - Alimentação saudável - a abesidade abdominal, o alto consumo de calorias e o contato com substâncias estranhas pode aumentar a secreção de insulina, IGF e estrógenos, que parecem estimular a próstata, aumentando seu tamanho. Uma dieta antiinflamatória, de baixo índice glicêmico, rica em zinco, magnésio e vitamina D e níveis adequados de atividade física parecem ser fatores protetores contra a hiperplasia da próstata. (Das & Buschholz, 2019).

A prática de jejum também pode ser muito interessante para desinflamar o corpo e a próstata, inclusive reduzindo o risco de câncer (Antunes et al., 2018).

2 - Medicina tradicional da Índia - segundo a Ayurveda, um dos principais fatores para a próstata não saudável são as toxinas e impurezas (ama). Tais toxinas são criadas quando a digestão é fraca e a comida não é digerida completamente. O próprio envelhecimento pode criar algum enfraquecimento da digestão, mas a maior parte da ama é criada por maus hábitos alimentares e de estilo de vida. Por isso, dê preferência a alimentos frescos, preferencialmente orgânicos, de fácil digestão, faça refeições em horários regulares, não coma demais, evite alimentos ultraprocessados e álcool. Use condimentos como açafrão, pimenta, grãos como quinoa, vegetais cozidos (como brócolis e couve-flor). Faça massagens diárias com óleo, especialmente no abdome. Não fume e durma bem. Suplementos ayurvédicos que favorecem a saúde da próstata incluem Kanchanara, Guggulu, Trikatu, Ashwagandha, Punarnava e Gokshura.

3 - Yoga - Praticar certas posturas de yoga melhora a saúde da próstata, como sarvangásana, garudásana, shirshásana e simhásana. Exercícios respiratórios como kapalabhati. Para aprender mais sobre o tema clique aqui. Em pacientes com câncer e fazendo tratamento a prática de yoga ajuda ainda a reduzir a fadiga, a dor, além de melhorar o funcionamento do trato urinário (Ben-Josef et al., 2017).

4 - Boas doses de vitamina D:

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/