Benefícios do própolis para o sistema imune

propolis_15632_l.jpg

O brasileiro está acostumado a consumir mel de abelhas mas nem todo mundo conhece outro produto das abelhas: a própolis. Com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, esta substância é produzida a partir de resinas coletadas das plantas misturadas à saliva das próprias abelhas. Tem como principal função proteger a colméia contra intrusos.

Ou seja, é utilizada pelas abelhas de diversas formas:

  • Para proteger a colmeia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada. Assim, conseguem sobreviver por um tempo mais longo;

  • Para desinfetar o interior da colméia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;

  • Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colmeia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.

Pesquisas mostram que a própolis é incrivelmente benéfica para nós humanos. Contém mais de 600 compostos naturais, incluindo aminoácidos, cumarinas, aldeídos fenólicos, polifenóis, sequiterpeno quininos e esteróides, mas a composição varia dependendo do tipo e partes das plantas utilizadas pelas abelhas.

O extrato de própolis é muitas vezes adicionado a sprays para a garganta e estudos demonstram que o mesmo de fato contribui para desinflamar as células e para combater infecções. Pessoas que consomem a própolis com regularidade também parecem se resfriar menos (Al-Hariri, 2019).

A própolis é redutora dos níveis de cortisol, que aumentam quando estamos ansiosos e estressados. Neste período o própolis tem um efeito protetor. Tem ação antibacteriana, fortalecendo o sistema imune. Pacientes com COVID-19 hospitalizados correm o risco também de contrair infecções bacterianas. Quanto melhor estiver o sistema imune melhor. Assim, a preocupação será apenas tratar o COVID-19 e não COVID + bactérias. Ou seja, o própolis pode ser usado por quem está saudável. Porém, não é indicado para quem já está com o coronavírus pois aumenta ainda mais os níveis de interferon, um dos responsáveis pela tempestade de citocinas, tão difícil de controlar.

A própolis pode ser prescrita como solução alcoólica, solução aquosa ou cápsula. Grande parte dos fitoquímicos presentes na própolis são lipossolúveis e extraídos em álcool. Porém esta fórmula tem sabor mais forte, adstringente e amargo. A recomendação é de cerca de 10 gotas diluídas em um pouco de água pela manhã ou antes de dormir. O própolis em solução aquosa é menos concentrado e melhor tolerado por crianças e gestantes. As soluções aquosas (15 a 20 gotas para adultos) podem ser diluídas em água e tomadas pela manhã para um efeito detox. Cápsulas são em geral prescritas para quem não adapta-se ao sabor das soluções.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Contra-indicações

Crianças menores de 1 ano e pessoas alérgicas ao mel, pólen, geleia real não devem consumir o própolis. Também não é indicado para os que tem asma. Indivíduos fazendo uso de anticoagulantes também não devem fazer uso do produto pois há maior risco de hemorragias. Se você tem cirurgia programada também deixe o própolis de lado para evitar também maiores perdas de sangue.

Tipos de própolis

A própolils pode ser verde ou vermelha, pois depende do tipo de planta onde as abelhas foram buscar as resinas. Também existem blends (misturas de própolis).

Própolis verde: produzido por abelhas que usam como matéria prima a flor do alecrim. Apresenta um composto ativo antiinflamatório denominado arterpelin C.

Própolis vermelho: rica em flavonóides lipossolúveis e também antioxidantes. A própolis vermelha tem o Brasil como um de seus maiores produtores mundiais. Encontrado exclusivamente no estado de Alagoas, o composto é produzido por abelhas da espécie Apis mellifera, que se alimentam de uma resina avermelhada presente nos caules da árvore Dalbergia ecastaphyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio.

unnamed.jpg

Além disso, dependendo do método de extração (aquoso ou alcoólico), os componentes extraídos na solução serão diferentes, tendo ação sinérgica no organismo. O alcoólico tem o gosto mais forte, mais adstringente e mais amargo. O própolis aquoso é menos concentrado (podem ser usadas mais gotas) e muito utilizado para crianças. Antes de dormir, ajuda a melhorar o sono.

Concentração de própolis no produto

O que significa a porcentagem do própolis? Por exemplo, um própolis 11% terá menos fitoquímicos por gota de solução do que um própolis 20%. Mas se apenas tiver o própolis 11% aumente então a quantidade usada. Por exemplo, um adulto poderia usar 20 a 25 gotas do própolis 11%, cerca de 15 gotas do própolis 15% e 10 gotas do própolis 20% alcoólico.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags