Como fazer iogurte de coco sem leite

Existem várias formas de se fazer iogurte de coco sem leite. Você pode bater o coco com inhame, como na receita mostrada na figura, mas você também pode bater o coco com polvilho ou kefir e ágar ágar. Deixo algumas opções para você:

Iogurte de coco.jpg

1) Com polvilho:

  • Leite de coco concentrado – 2 xícaras (500 ml)

  • Polvilho doce – 3 colheres de sopa (20 g)

  • Rejuvelac (cereal fermentado) – 2 colher de sopa (30 ml) - existem receitas na internet

  • Açúcar demerara ou mel – 2 colher de sopa (22 g) – opcional

  • Ágar-ágar – 1 ½ colher de chá

Modo de preparo:

- Em uma panela coloque o leite de coco, o polvilho doce, o açúcar demerara e o ágar-ágar. Misture bem até os ingredientes se dissolverem.
- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até a mistura engrossar.
- Desligue o fogo e espere amornar.
- Adicione o rejuvelac e misture bem até incorporar. 
- Transfira o iogurte para um recipiente e tampe com gazes ou com um pano de prato que permita a entrada de ar.
- Deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 12 a 24 horas
- Depois de fermentado, o iogurte ficará mais consistente. Misture com uma colher para ficar cremoso.
- Feche bem o recipiente com uma tampa e armazene na geladeira. Dura cerca de 5 dias.

 

2) Com kefir:

  • 250g  de coco seco (aproximadamente a polpa de 1 coco seco grande)

  • 550 ml de água

  • 1  1/2 colher de sopa de agar agar (alga para gelatina)

  • Extrato de baunilha em gotas (opcional)

  • 100 ml da água de kefir de água

  • 1 limão

  • 100 ml de leite de coco ou outro leite vegetal

 Modo de preparo:

- Aquecer 450 ml de água até que fique morna e acrescentar no liquidificador junto com o coco. Bata por cerca de 3 minutos.
- Dilua o agar agar em 100 ml de água morna. Adicione a mistura batida no liquidificador. Desligue o fogo ante de ferver e acrescente a baunilha (opcional). Deixe amornar e misture a água do kefir.  
- Despejar tudo em um recipiente de vidro e tampe. Deixe fermentar fora da geladeira por 8 a 12 horas. Após esse período, guarde na geladeira.

Aprenda mais sobre nutrição nos cursos online: andreiatorres.com.br

Acompanhe também meus vídeos no canal youtube.com/dicasdanutricionista

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Saúde da mulher na menopausa

Se você mulher viver muito, chegará à menopausa. Mas não espere sentada. Quando a mulher prepara-se chega à esta fase com saúde, vigor e sofre muito menos com os possíveis sintomas. Aí sobra tempo e vitalidade para curtir a vida, a família, para viajar, trabalhar, aproveitar os amigos e sem a preocupação de engravidar!

Tudo começa com a perimenopausa, o período que antecede a menopausa. Nesta fase a produção hormonal cai, gerando alterações de humor, retenção de líquidos, compulsão alimentar, ganho de peso, falhas na memória e maior cansaço. Mas há como se preparar para este período que pode ser a melhor fase da vida da mulher, livre de preocupações com filhos pequenos ou com a chance de engravidar. 

Para a redução da inflamação e do inchaço a dieta antiinflamatória é recomendada. Deve ser rica em ômega-3, chás, frutas e verduras, reduzida em carnes processados, laticínios e alimentos industrializados. O consumo regular de tofu (queijo de soja orgânico) pode reduzir os calorões e a perda óssea. 

O Ayurveda, o sistema médico milenar indiano, recomenda uma rotina que inclui dieta apropriada, uso de ervas, descanso, massagens, refeições equilibradas, e atividade física. Yoga, meditação e caminhadas reduzem hormônios relacionados ao estresse (como o cortisol), a ansiedade, ajudam no controle do peso, na manutenção da flexibilidade e da musculatura.

Bette Calman, aos 83 anos

Bette Calman, aos 83 anos

É bom lembrar que a chegada da menopausa (por volta dos 50 anos) não representa o final da vida da mulher. Pelo contrário, pode ser apenas o marco da segunda fase da jornada na terra. Portanto, é importante se cuidar para ter muita vitalidade por mais algumas décadas.

Então, se você tem 30, 40, 50, 60 anos ou mais que tal começar a se cuidar hoje como preparo para o resto dos dias? Se você está vida a vida é para você, saúde e vitalidade são para você. Para as que já praticam yoga e desejam se aprofundar ou até mesmo trabalhar com isso (como a Bette Calman, da foto) o curso de formação em práticas integrativas e complementares está com inscrições abertas. Yoga e Ayurveda (os focos deste curso) são como uma fonte da juventude. Dê-se este presente!

MARQUE SUA CONSULTA

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA
Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/