Há, eu gosto de doces. E com banana congelada dá para inventar um monte deles. Que tal experimentar um mousse de chocolate vegano. Prometo: fica uma delícia. Seguem mais algumas receitas:
Também dá para fazer eu mousse vegano sem abacate
100 g de chocolate 70% cacau
150 ml de Aquafaba (líquido de cozimento de leguminosas, substitui o ovo nas receitas)
Modo de preparo:
Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o lentamente em banho-maria.
Enquanto o chocolate derrete bata a aquafaba numa batedeira (eu usei a água na qual cozinhei o grão de bico) até que fique parecendo “claras em neve”. Demora uns 5 minutos.
Misture ¼ de aquafaba batida com o chocolate. Depois misture o restante para uma consistência homogênea.
Coloque em taças e leve para a geladeira. Consuma em até 4 dias.
Para fazer a aquafaba:
Deixe a leguminosa de noite à noite. Pode ser grão de bico, lentilha, ervilha, soja... No dia seguinte descarte a água e coloque o grão na panela de pressão. Cubra com nova água. Cozinhe e depois desligue o fogo. Eu coei o grão de bico que usei para fazer homus. A água que sobrou pode ser usada em receitas que classicamente utilizam ovo na composição.
*1 ovo = 3 colheres de sopa de aquafaba
Aprenda mais nos cursos online: andreiatorres.com.br
O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?
→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.
→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência à azia, acne e irritabilidade.
→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.