Concordo que o alto consumo de carboidratos simples seja um dos principais responsáveis pela síndrome da obesidade observada em todo o mundo. No Brasil também consumimos carboidratos exageradamente, seja na forma de arroz, batatas, macarrão, pizza, biscoitos, açúcar, sucos adoçados, refrigerantes, doces...
A indústria de alimentos ultra-processados é a grande responsável pela obesidade no mundo. O consumo de alimentos cheios de carboidratos simples precisa ser reduzido com urgência. Os pais tem uma grande responsabilidade não enchendo a dispensa com guloseimas e alimentos infantis açucarados. Os carboidratos simples podem aparecer nos rótulos com os seguintes nomes: açúcar invertido, açúcar de confeiteiro, açúcar branco, açúcar refinado, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar cristal, caldo de cana, mel, melado, maltodextrina, sacarose, , frutose, néctar, glicose, dextrose, maltose, concentrados de frutas, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho, xarope de malte.
Isto não quer dizer que todos os carboidratos precisem sair da dieta. Alimentos de origem vegetal ricos em carboidratos são também fontes de fibras, vitaminas e minerais, fundamentais para nosso bem estar e para a prevenção de doenças. As maiores autoridades da área de saúde no mundo recomendam dizem que frutas e verduras devem ser consumidos em abundância, cereais integrais (arroz, quinua, aveia...) e leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico...) podem fazer parte de uma dieta saudável, palatável e apropriada à nossa cultura.
Alimentos ricos em proteínas são importantes, geram saciedade, são nutrientes essenciais à produção de hormônios, enzimas, anticorpos, tecidos em geral. Há muita controvérsia na literatura quanto aos tipos de proteínas mas estudos epidemiológicos de acompanhamento por longos períodos de tempo ainda mostram que proteínas gordas, elevam o colesterol plasmático, aumentam a peroxidação do LDL colesterol (o famoso colesterol "ruim"), fator de risco para doenças cardiovasculares, principalmente em indivíduos diabéticos. Para reduzir a peroxidação lipídica a dieta deve ser rica em antioxidantes, mais um motivo para não se deve adotar dietas pobres em frutas e verduras.
Um dos pontos que discordo sempre nas dietas proteicas como Atkins ou Dukan é o tal "consumo livre" de qualquer proteína animal, sejam elas carnes, salsichas, linguiças ou ovos. Comer muito, sejam alimentos com alto índice glicêmico, sejam proteínas animais ricas em leucina aumenta a produção de radicais livres e o envelhecimento celular, as chances de diabetes, obesidade e câncer, como o de próstata. Comer menos é uma das razões pelas quais os orientais vivem mais.
Saiba mais sobre a relação entre alimentação e envelhecimento neste vídeo: