Muita gente sabe que pode melhorar a alimentação. Tem gente que sabe que precisa comer mais frutas, tem gente que sabe que precisa comer mais verduras, ou tomar mais água, ou beber menos refrigerantes, ou emagrecer, ou excluir o que está fazendo mal...
Tem gente que já está com glicose, colesterol ou substâncias inflamatórias aumentadas ou descobriu um câncer. Ou seja, a hora é agora. Na linguagem do yoga dizemos que é o momento de definir o sankalpa (a intenção) e mudar os hábitos.
Esta é a parte fácil. Todo mundo já fez promessas de ano novo. O desafio mesmo é se manter firme no propósito. A meditação diária ou práticas de mindfulness são particularmente úteis durante transições. São o momento de parar, olhar para dentro e decidir não se sabotar, decidir pelo que é melhor a curto, médio e longo prazos. A meditação também aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e ativa áreas que controlam os impulsos e aumentam a força de vontade. Assim, escolher alimentos que fazem bem fica muito mais fácil.
A prática completa do yoga (incluindo técnicas corporais e respiratórias) ajuda a desestressar, reduzindo a secreção de cortisol, hormônio que aumenta a compulsão alimentar e a deposição de gordura abdominal.