Medicamentos nunca são a resposta completa para o tratamento de qualquer condição de saúde. Nossa alimentação, padrões de sono, rotina de exercícios, carreira e relacionamentos influenciam nosso bem-estar físico e mental. Além disso, como drogas possuem efeitos colaterais, a maior parte das pessoas busca formas alternativas de controlar a própria saúde mental. A dieta pode nos deixar mais relaxados ou mais ansiosos e deprimidos.
Uma tendência emergente da psiquiatria envolve a realização de exames de sangue para identificar quais substâncias químicas estão desequilibradas e prescrever vitaminas para ajudar a redefinir o equilíbrio do corpo naturalmente. Estudos mostram que nutrientes como triptofano e vitamina B-12 são fundamentais para o equilíbrio do cérebro e sua produção de neurotransmissores. É por isso que a terapia nutricional ou dietoterapia é tão importante em transtornos mentais diversos, como esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, TDAH e até depressão maior.
Suplementos podem ajudar a controlar vários sintomas associados a estas condições. Este é o tema do vídeo abaixo e da plataforma https://t21.video.
A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência. Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!