Todo mundo sabe que o cálcio é um nutriente essencial para a saúde dos ossos. O que pouca gente lembra é que o mesmo precisa estar em equilíbrio com o magnésio para que o primeiro seja bem absorvido, metabolizado e estocado. Isto ocorre por alguns motivos:
- o magnésio estimula o hormônio calcitonina, o qual levará o cálcio do sangue para os ossos, prevenindo por exemplo a formação de pedras de cálcio nos rins;
- magnésio suprime o paratormônio, evitando que o mesmo retire muito cálcio dos ossos.
- o magnésio é essencial para a conversão da vitamina D inativa produzida na pele em sua forma ativa. A vitamina D atuará no intestino aumentando a absorção do cálcio.
Por isto, deficiência de magnésio pode ser um fator de risco para osteoporose. É este o motivo pelo qual os nutricionistas suplementam cálcio e magnésio juntos. Além disso, a suplementação sozinha de cálcio provoca um desequilíbrio que leva a redução da absorção de magnésio.
Boas fontes de magnésio nos alimentos: abacate, banana, grão-de-bico, feijão, ervilha, lentilhas, quiabo, batata com casca, uva passa, algas marinhas, soja, espinafre, couve, aveia (grãos inteiros), farelo de aveia, arroz integral, gérmen de trigo, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, soja, nozes.