Deficiência de magnésio e resistência à perda de peso

A deficiência de magnésio pode ocorrer por vários motivos, como baixa ingestão (consumo baixo de vegetais verde escuros e sementes), absorção intestinal prejudicada (por disbiose, abuso de álcool e alimentos ultraprocessados), polimorfismos genéticos. Pode ocorrer também por excreção renal aumentada.

Principais funções do magnésio

Por que a deficiência de magnésio pode dificultar o emagrecimento?

Pessoas com deficiência de magnésio são mais inflamadas, apresentam maior quantidade de radicais livres circulantes e citocinas, o que comprovamos pelos testes de citocinas plasmáticas e proteína C reativa circulante. Esta inflamação de baixo grau também pode prejudicar a sinalização do hormônio insulina, contribuindo para a síndrome metabólica (alterações na glicemia, na pressão e ganho de peso).

O que fazer para emagrecer?

Você precisará ajustar seu estilo de vida, sua dieta, sua atividade física, seu sono, seu consumo de água. Precisará analisar se existem outras carências que comprometem o emagrecimento, como zinco, selênio, ferro, iodo, vitamina D, dentre outras. A deficiência de magnésio é muito comum em indivíduos obesos. Atenção aos alimentos industrializados e refrigerantes ricos em fosfatos pois estes reduzem a absorção de magnésio. O ideal é ter uma dieta bem mais natural.

Não compre suplementos por conta própria

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags