No ano passado um estudo mostrou que o suco de beterraba reduz a pressão arterial e melhora a performance atlética. Agora, nova pesquisa revela que a bebida também é ótima para o cérebro. Isto ocorre porque o suco melhora o fluxo sanguíneo levando mais oxigênio ao cérebro e prevenindo a demência.
O estudo publicado no Journal of the Nitric Oxide Society mostrou que a dieta rica em nitratos (que estão presentes em grandes quantidades nas beterrabas, no aipo, no repolho, no espinafre e em alguns tipos de beterrabas) beneficia o organismo pois as bactérias presentes no trato digestório convertem o nitrato em nitrito. Este por sua vez aumenta o fluxo sanguíneo e de oxigênio especialmente em locais onde este está em falta. No estudo o consumo de suco de beterraba aumentou a quantidade de sangue na substância branca nos lobos frontais do cérebro.
Os pigmentos das beterrabas, as Betalaínas, também contribuem para a desobstrução dos vasos sanguíneos, ajudando a manter coração e cérebro saudáveis.
Consuma mais vegetais e inclua a beterraba no seu cardápio. Mas atenção: pacientes diabéticos e com tendência a cálculo por oxalato precisam tomar cuidado com quantidades de alimentos como beterrabas.
Precisando de ajuda marque sua consulta online.