Jovens cujas mães consumiram álcool durante a gestação podem se tornar mais suscetíveis ao abuso do álcool já que no útero foram expostos à substância desenvolvendo uma preferência para seu sabor e odor.
Pesquisadores da Universidade de Nova York acreditam que o cérebro em desenvolvimento se adapta às substâncias ingeridas pelas mãe, sejam elas quais foram. Em seus estudos, publicados no mês de dezembro de 2007 na revista científica Behavioral Neuroscience, os camundongos jovens que haviam sido expostos ao álcool no útero passaram a consumir bem mais álcool do que os que não haviam sido expostos. Estes estudos alertam para o fato de que beber durante a gestação pode perpetuar problemas de alcoolismo nas famílias.O consumo do álcool durante a gestação também pode causar distúrbios no desenvolvimento neural do bebê (síndrome alcoólica fetal).
Para ler os artigos da neuroscience:
http://www.apa.org/journals/releases/bne12161306.pdf
http://www.apa.org/journals/releases/bne12161293.pdf
Imagem: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/images/ency/fullsize/21723.jpg
Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.