Não cozinhe com fumaça líquida

Tenho visto muitos vídeos de receitas vegetarianas que indicam o uso da Fumaça Líquida para imitar o gostinho da carne defumada. Bom, se você já não está consumindo carne defumada, que comprovadamente aumenta o risco de câncer (OMS, 2015), por que usaria fumaça líquida?

A fumaça líquida é produzida pela condensação de fumaça e vapores obtidos pela queima da madeira. O objetivo na culinária é imitar, em pratos vegetarianos, determinados sabores, aromas e cores, relacionados às carnes defumados. O processo de produção da fumaça líquida a torna também potencialmente cancerígena, devido a presença do alcatrão e de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (também presentes na fumaça do cigarro). Além disso, durante a produção são feitos testes em animais.

Se desejar, poderá substituir a fumaça líquida por esta mistura:

  • 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado

  • 1 colher (sopa) de molho shoyu

  • 3 colheres (sopa) de azeite

  • 1 colher (sopa) de vinagre

  • 1 pitada de sal

  • 1 pitada de pimenta calabresa em pó ou páprica picante (opcional)

Deixe o alimento marinar nesta mistura de um dia para o outro na geladeira e utilize normalmente em sua receita.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags