Dieta para neuropatia (tratamento da dor e formigamento)

A neuropatia (dano dos nervos) é uma doença que atinge aproximadamente 8% da população geral. Porém, certas doenças aumentam muito o risco de surgimento, como é o caso do diabetes. Como consequência, surge a dor nas extremidades, que atinge até 50% das pessoa diabéticas. Infelizmente os tratamentos disponíveis (com esteróides, opiáceos e antidepressivos) não são muito eficazes. Por isso, o ideal é mesmo prevenir o problema, praticando atividade física e adotando uma dieta pobre em alimentos ultraprocessados e açúcares.

Para quem já desenvolveu e sofre com a neuropatia a dieta vegana parece uma ótima opção. Altamente antiinflamatória, a mesma reduz a dor excruciante em até 80% dos pacientes. A dormência também é reduzida, assim como a normalização dos níveis de açúcar e insulina é facilitada. A dieta vegetariana com alimentos naturais (sem ultraprocessados) elimina gorduras do tipo trans, que causam um verdadeiro estrago nos nervos. A dieta também melhora o fluxo sanguíneo dos diabéticos, facilitando a chegada de oxigênio aos tecidos e nervos. Saiba mais sobre o diabetes:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/