Medo de falhar

Todo mundo sente-se desconfortável com algo. Tragicamente, fingindo ser o que não somos, os problemas não somem. Sem que muitos falam: finjam ser bem sucedidos até tornarem-se bem sucedidos. Finjam estar felizes até ficarem felizes. Mas na verdade por que temos tanto medo de sermos nós mesmos? Por que sermos nós é tão ruim assim?

Você tem medo de falhar? De parecer ridículo?
De engasgar na frente um grupo? De cometer erros?
De não ser aprovado? De parecer incompetente?
De não ser bom o suficiente? Medo do que os outros vão pensar ou dizer?

Se você marcou sim, não há problema. Você tem aí uma oportunidade de auto-aperfeiçoamento. Relaxe no processo. O erro é uma parte inevitável da vida. É por isso que os lápis têm borrachas. Veja seus esforços como experimentos para descobrir o que funciona, o que não funciona e o que está no meio. Através da experimentação pensativa, você pode descobrir o que enfatizar e o que evitar em sua vida.

Dicas para superar a ansiedade:

  • Trabalhe como um cientista. Um cientista testa muitas ideias na tentativa de encontrar a solução para um problema. Podem ser necessários centenas ou milhares de testes antes que algo dê certo. É assim que acontece qualquer estudo científico. É assim que encontrarão a cura para o câncer e para a AIDS. Com persistência e sem crítica ao que deu errado. Tudo faz parte de um processo maior.

  • Aceite o fracasso como parte de um processo de auto-aperfeiçoamento: fingindo ser o que não é conseguirá o que não se quer. Não seja tão duro consigo mesmo. Não tenha medo de experimentar novas maneiras de pensar, sentir e agir. Não paralize-se diante dos medos. Aprenda a valorizar-se pelo que é. Alguns cursos poderão lhe ajudar:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/