Tudo sobre Yoga e Meditação (Formação de instrutores | 12 meses | 100% online) - BOLSA DE ESTUDOS EM PORTUGAL

Desde março de 2020 com a pandemia de coronavírus o curso de formação de instrutores de yoga passou para a modalidade online. Mas isto não é mau. É uma adaptação aos tempos difíceis, mas necessários de reclusão. Este ano vários de meus alunos terminaram a formação em yoga e agora estou com novas vagas abertas. Para os alunos em dificuldade e que desejam mudar de carreira, o curso está sendo oferecido com bolsa parcial.

O que é Yoga?

O Yoga é uma filosofia antiga que oferece ferramentas para que possamos ser mais felizes e equilibrados. O curso de formação técnica online foi criado para quem busca conhecimentos amplos e com a possibilidade de adotar o Yoga e o Ayurveda como profissão ou para autoaperfeiçoamento. A duração é de 12 meses. Confira aqui o plano completo de aulas. O ideal é que faça os módulos na sequência mas há possibilidade de aquisição dos módulos separadamente.

Como saber se este curso é para mim? Conheça a metodologia fazendo o módulo 1.

Sem burocracias. Sem contrato. Se sentir que o método casa-se com o que está buscando poderá continuar os estudos (são mais 11 módulos) em nossa turma.

Duração: 12 meses

Todo o mês você tem acesso a 30 videoaulas, textos e diversos outros materiais didáticos exclusivos.

Assista via plataforma online em seu computador, tablet ou telefone.

Clique aqui para a programação completa mês a mês. O ideal é que faça os módulos na sequência, mas há possibilidade de aquisição dos mesmos separadamente. Links para a plataforma Udemy aqui. Para os alunos em dificuldades financeiras é oferecida bolsa de estudos parcial (12x 90 euros na Europa, 12 x 100 dólares nos Estados Unidos e 12 x R$ 300,00 no Brasil). Dúvidas? Entre em contato (consulte também planos de pagamentos a vista/pronto pagamento por depósito bancário).

Principais Temas

  • FILOSOFIA: origens e história do Yoga, hinduísmo, yamas & niyamas, sânscrito e muito mais. Três vídeo aulas teóricas são disponibilizadas por semana.

  • TÉCNICAS: execução de ásanas, pránáyámas, bandhas, kriyás, mudrás, mantras, meditação, métodos e sistemas de aula. Além das aulas teóricas a cada mês você tem acesso a pelo menos 10 aulas práticas para fazer onde quiser.

  • YOGA NOS CICLOS DA VIDA: gestação, infância, envelhecimento.

  • YOGATERAPIA: ansiedade, depressão, estresse, problemas respiratórios, dores e problemas de costas, pressão arterial elevada, cefaleia, excesso de peso.

  • NUTRIÇÃO: importância da alimentação saudável no contexto das práticas integrativas.

  • MEDICINA AYURVÉDICA:  interseção com o Yoga e com a alimentação saudável.

Certificação

Os aprovados na avaliação final recebem o Certificado de Instrutor de Yoga (200 horas) e poderão começar a atuar imediatamente na área. LINK PARA O MÓDULO 1

Instrutora - Andreia Torres

  • Especialista em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

  • Formada em Yoga

  • Especialização em Nutrição Esportiva e Funcional (VP/UnicSul)

  • Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura (UnB/Harvard)

  • Nutricionista (UnB), com especialização em Nutrição Clínica (SES/DF)

  • Mestrado em Nutrição Humana (UnB)

  • Pós-doutorado em Saúde Coletiva (UnB)

  • Orientadora de mestrado em Portugal

Dúvidas? Entre em contato

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Ambiente saudável facilita o autocuidado e aumenta a longevidade

Se você é do tipo que sai correndo de casa pela manhã sem comer, chega no trabalho e passa horas a base de café adoçado, almoça de forma desbalanceada, volta para casa morto de fome e assalta a geladeira esse texto é para você.

Alimentação como prática de autocuidado

Nosso humor e produtividade dependem de uma boa nutrição. O que você come influencia a forma como se sentirá durante o dia. A alimentação não precisa ser complicada, não precisa te tomar horas de preparo, mas deve ser prazerosa. Dá para ser gostosa e saudável ao mesmo tempo? Sim. Mas tudo depende do seu gosto. Para alguns um iogurte pela manhã cai super bem. Outros já preferem um mingau quentinho. Outros não sentem muita fome, mas às 10h gostam de comer umas castanhas ou frutas. Enquanto para uns o prazer vem de alimentos mais doces, para outros vem de alimentos mais salgados ou de refeições líquidas. Ache o que for bom para você e adapte. Sem prazer na alimentação (e na vida) é mais fácil sucumbirmos às tentações de alimentos industrializados ou super palatáveis (como pizzas e hambúrgueres). Não que estes alimentos sejam proibidos, mas devem entrar de forma comedida e bem pensada na dieta.

Pesquisas que acompanham pessoas que vivem mais e melhor revelam que as mesmas adotam dietas ricas em vegetais. Dietas a base de plantas são, inclusive, mais eficazes na prevenção da infecção pelo covid.

Mas é mais fácil adotar uma alimentação saudável e variada se o ambiente é favorável. Nossas mentes estão programadas para novidades, por isso ansiamos por coisas novas. Nossa atenção não dura muito tempo. Nos entediamos. Estudos mostram que, depois de sete meses de dieta, 90% das pessoas as abandonaram. A disciplina leva à fadiga e voltamos a comportamentos antigos e mais confortáveis. Por isso, se quer comer melhor, se movimentar mais, socializar com quem te faz bem, viver mais, precisará otimizar seu ambiente.

É o mesmo com a felicidade. Técnicas que nos ajudam a saborear cada momento, ter mais gratidão podem funcionar a curto prazo para torná-lo mais feliz. No entanto, assim como mudar sua dieta, essas técnicas exigem que você as lembre e as implemente regularmente.

Precisa de ajuda em relação ao seu estilo de vida? Marque uma consultoria aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Exame coprológico funcional

Este exame antigo (década de 1930) foi evoluindo com o tempo. Em primeiro lugar, quando falamos de um exame funcional queremos saber exatamente o funcionamento, neste caso de todo processo digestivo e absortivo. Inclui várias avaliações:

Exame coprológico funcional.jpg
  • Exame macroscópico - formato, consistência, cor, odor (cheiro), viscosidade, presença de larvas, pus ou muco

  • Exame microscópico - restos alimentares, flora iodófila (presença de Clostridium e outras bactérias fermentativas), amido, fibras musculares, gorduras,

  • Exame bioquímico - marcadores inflamatórios, presença de gordura, excesso de hidrogênio, amônia, pH fecal, presença de substâncias redutoras, IgA.

    • A deficiência de IgAs pode diminuir a resistência à infecção. Valores abaixo da referência mostram resposta imune da mucosa comprometida.

    • Valores altos podem estar relacionados a parasitas, neoplasias no TGI, inflamação intestinal e injúria bacteriana.

  • Exame microbiológico - detecção de microorganismos potencialmente patogênicos e parasitas

É usado para avaliarmos insuficiência gástrica, pancreática e biliar, além de síndromes intestinais e intolerâncias alimentares. Por exemplo, amido cru nas fezes pode ser falta de salivação, mastigação inadequada ou insuficiência pancreática.

O preparo depende do que se está pesquisando. Se preciso avaliar digestão de lactose, a pessoa precisará consumir laticínios. Se há necessidade de avaliação da digestão de amido, a pessoa precisar se expor a alimentos amiláceos e assim por diante.

O exame coprológico funcional completo não é barato por isso, em geral, pede-se apenas o parasitológico e, em relação ao formato das fezes, você pode avaliar em casa - leia aqui sobre a escala de Bristol.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/