Ambiente saudável facilita o autocuidado e aumenta a longevidade

Se você é do tipo que sai correndo de casa pela manhã sem comer, chega no trabalho e passa horas a base de café adoçado, almoça de forma desbalanceada, volta para casa morto de fome e assalta a geladeira esse texto é para você.

Alimentação como prática de autocuidado

Nosso humor e produtividade dependem de uma boa nutrição. O que você come influencia a forma como se sentirá durante o dia. A alimentação não precisa ser complicada, não precisa te tomar horas de preparo, mas deve ser prazerosa. Dá para ser gostosa e saudável ao mesmo tempo? Sim. Mas tudo depende do seu gosto. Para alguns um iogurte pela manhã cai super bem. Outros já preferem um mingau quentinho. Outros não sentem muita fome, mas às 10h gostam de comer umas castanhas ou frutas. Enquanto para uns o prazer vem de alimentos mais doces, para outros vem de alimentos mais salgados ou de refeições líquidas. Ache o que for bom para você e adapte. Sem prazer na alimentação (e na vida) é mais fácil sucumbirmos às tentações de alimentos industrializados ou super palatáveis (como pizzas e hambúrgueres). Não que estes alimentos sejam proibidos, mas devem entrar de forma comedida e bem pensada na dieta.

Pesquisas que acompanham pessoas que vivem mais e melhor revelam que as mesmas adotam dietas ricas em vegetais. Dietas a base de plantas são, inclusive, mais eficazes na prevenção da infecção pelo covid.

Mas é mais fácil adotar uma alimentação saudável e variada se o ambiente é favorável. Nossas mentes estão programadas para novidades, por isso ansiamos por coisas novas. Nossa atenção não dura muito tempo. Nos entediamos. Estudos mostram que, depois de sete meses de dieta, 90% das pessoas as abandonaram. A disciplina leva à fadiga e voltamos a comportamentos antigos e mais confortáveis. Por isso, se quer comer melhor, se movimentar mais, socializar com quem te faz bem, viver mais, precisará otimizar seu ambiente.

É o mesmo com a felicidade. Técnicas que nos ajudam a saborear cada momento, ter mais gratidão podem funcionar a curto prazo para torná-lo mais feliz. No entanto, assim como mudar sua dieta, essas técnicas exigem que você as lembre e as implemente regularmente.

Precisa de ajuda em relação ao seu estilo de vida? Marque uma consultoria aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/