Estudos recentes publicados no mês de setembro na revista Planta Medica conseguiram demonstrar que o chá mate consegue induzir a produção de importantes enzimas antioxidantes produzidas em nosso organismo. Estas enzimas reduzem o colesterol no sangue e beneficiam a saúde do coração. Parece que para que o efeito seja positiva o chá deve ser forte e consumido em um volume superior a meio litro ao dia.Você poderá visualizar uma revisão sobre o chá mate, incluindo estrutura química, benefícios à saúde e considerações tecnológica no volume de novembro do Journal of Food Science.
Propriedades nutricionais do gergelim
Esta semana me ofereceram um docinho feito com gergelim que era uma delícia, cabendo direitinho no lanche da tarde (85kcal). Além de gostoso o gergelim possui propriedades nutricionais interessantes. É rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro, além de conter gordura de ótima qualidade, vitamina E, do complexo B, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês.
*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal.
Fonte da tabela: http://www.universoorganico.com.br/index.php?secao=04c&codigo=8
Para receitas com gergelim: https://www.receiteria.com.br/receitas-com-gergelim/
Iogurte e peso saudável
Lácteos não são todos iguais. Muitos estudos mostram que o exagero no consumo de leite e queijo associa-se a maior incidência de câncer de próstata, fígado e pulmão. Um dos motivos é que a composição de cada alimento é diferente. O iogurte é fermentado por bactérias benéficas que modulam a composição da microbiota intestinal, favorece o aumento de butirato e CLA, com efeitos antinflamatórios e anticancerígenos.
Mas não é qualquer iogurte que contém CLA. Precisa ser um iogurte integral, orgânico. Marcas light/diet, cheias de corantes, adoçantes e engrossados com farinhas não serão bons para a prevenção, nem para o tratamento do câncer. O ideal ainda é que o iogurte fosse produzido com leite A2A2, pois tem menor impacto em termos de aumento de marcadores inflamatórios, comparado ao leite A1A1, que contém beta-caseína e está mais associado a processos alérgicos.
Iogurte de boa qualidade favorece a perda de peso

Resultados de um estudo realizado com 3000 mulheres a partir dos 19 anos demonstrou uma associação entre o consumo de iogurte e a manutenção de um peso saudável. De acordo com o estudo, as mulheres que ingeriam iogurte com regularidade eram menos propensas a engordar e também atingiam mais facilmente as recomendações de nutrientes como o cálcio e a vitamina D.
O iogurte é uma boa opção para lanches já que é fácil de carregar, o tamanho é controlado, é rico em nutrientes, tem sabor agradável e pode ser adicionado a outros alimentos ou receitas. Se você estiver precisando controlar o peso escolha as versões diet e light. Existem também opções no mercado que incluem lactobacilos vivos, bactérias que melhoram o trânsito intestinal e protegem nosso corpo contra diversas doenças.
Só não vai funcionar se os laticínios te inflamarem. Neste caso, é melhor trocar por um iogurte de coco natural (aprenda a fazer clicando aqui).
Estudos:
doi: 10.5534/wjmh.200051
DOI: 10.1093/ije/dyaa007
DOI: 10.1093/ajcn/nqac093
https://doi.org/10.3390/nu8030120
DOI: 10.1038/s41598-020-64997-z
https://doi.org/10.1186/s12916-022-02330-3
Consultas:
www.andreiatorres.com/consultoria