Notícias da semana

A Veja e a Folha de São Paulo publicaram duas reportagens interessantes esta semana. Confiram:

Veja - Obesos operam do estômago e voltam a engordar

Na revista desta semana, a gastroplastia (cirurgia do estômago) aparece novamente em destaque. A mesma começou a se propagar na virada da última década trazendo uma solução para a obesidade que parecia definitiva. Porém, passados 10 anos e quase 80.000 cirurgias, as primeiras estatísticas de longo prazo feitas no Brasil mostram que a cirurgia bariátrica, não é uma solução mágica. Segundo os dados da USP, um terço dos pacientes recuperou em sete anos bem mais peso do que o esperado. Atualmente são feitas no Brasil 25.000 cirurgias bariátrica por ano, sendo que 30% dos operados voltam a ter excesso de peso e 5% a 10% recaem na obesidade mórbida. Ou seja, a reeducação alimentar é fundamental assim como a prática de atividade física regular.

Folha de S. Paulo- Privação de chocolate causa efeito reverso

Se você reprime sua vontade de comer chocolate, cuidado! De acordo com a folha de São Paulo, uma equipe de psicólogos da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos e descobriu que pessoas que reprimem essa vontade podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à ela. Os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta. Em seguida, distribuíram chocolate e perceberam que os que haviam contido o desejo comeram quase o dobro daqueles que haviam falado abertamente sobre sua relação com o alimento. Os estudiosos disseram que o trabalho ajuda a explicar por que algumas mulheres são mais propensas ao efeito "iô-iô", voltando a engordar depois de fazerem dieta rigorosa, em que cortam radicalmente vários alimentos. Também não vale ceder à tentação o tempo todo. Uma alimentação saudável e variada é fundamental para que consigamos não só controlar o peso mas também prevenir diversas doenças crônicas.

O chocolate 🍫 é feito do cacau (Theobroma cacao), iguaria rica em antioxidantes, magnésio e ferro. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e melhor o teor de nutrientes interessantes para a nossa saúde. Eu adoro, e você? E será que combina com seu Dosha?

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

Entenda tudo no curso online: https://bit.ly/AYURVEDA-AT

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags

Metade dos ingleses serão obesos em 2050

A obesidade é uma síndrome que diminui a expectativa de vida de milhões de pessoas no mundo todo. Enquanto o tabagismo reduz a expectativa de vida média em 10 anos, a obesidade o faz em até 13 anos. De acordo com um novo estudo inglês, escrito por 250 cientistas, a quantidades de pessoas com excesso de peso na Inglaterra é tão grande que levaria pelo menos 30 anos para ser revertida. Atualmente, 1/4 da população adulta do país é obesa e, ainda de acordo com a pesquisa, se o número de indivíduos acima do peso continuar aumentando nas proporções atuais, em 2050 cerca de 60% dos homens, 50% das mulheres e 25% das crianças serão obesas. Os efeitos disto serão devastadores uma vez que a quantidade de indivíduos com diabetes tipo 2 aumentará em 70%, os infartos em 30% e as doenças coronarianas em 20%. Também subirão as taxas de alguns tipos de câncer o que aumentará os custos com saúdem em £45.5 bilhões por ano.

O governo inglês declarou que o excesso de peso não pode ser encarado como uma condição "normal". A vida moderna é uma das responsáveis pelo ganho excessivo de peso. Alimentos mais baratos e ricos em gordura, açúcar e calorias, e o sedentarismo são as principais causas da obesidade.

No Brasil, a situação não é muito diferente. De acordo com o último levantamento do IBGE 40,6% da população adulta, ou 38,6 milhões de pessoas estão acima do peso. Deste total, 10,5 milhões são obesos.

Obesidade em números:

  • 90% dos indivíduos com diabetes tipo 2 tem um IMC maior que 23kg/m2

  • 85% dos indivíduos hipertensos tem um IMC maior que 25kg/m2

  • 10% dos cânceres não ligados ao tabagismo ocorrem em indivíduos obesos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Curiosidades da ciência da alimentação

Você já se perguntou porque chora ao cortar uma cebola ou como se livrar do hálito característico deixado pelo alho? Esta matéria é para você:

Por que quando duas pessoas comem alimentos carregados em alho, não conseguimos identificar o cheiro na outra pessoa?

Quando comemos alimentos ricos em alho, não notamos o odor das outras pessoas que também se alimentaram com o alimento porque nosso sistema olfatório fica saturado e nosso cérebro não recebe mais nenhum sinal para o odor do alho.

Agora se não tivermos comido vamos sentir o odor do outro de longe já que o alho contém compostos sulfurosos que alimentam bactérias da boca causando o mau hálito. Além disto estes gases sulfurosos também são produzidos nos intestinos após o consumo de alho e vagarosamente eliminados. Estes compostos sulfurosos são absorvidos, entram em nossa corrente sanguínea e atingem os pulmões, sendo eliminados pela boca juntamente com o gás carbônico.

Ou seja, se o seu parceiro não for consumir o alimento rico em alho, modere sua ingestão já que o odor pode ser mascarado mas dificilmente é eliminado completamente. Além de escovar os dentes você poderá mastigar um talo de salsa. Ajuda muito.

Por que choramos quando descascamos cebola?

Ao descascarmos a cebola, desprendemos uma enzima que estava contida dentro das células da cebola e que cataliza a produção de irritantes voláteis. A enzima converte aminoácidos sulfurados da cebola em ácido sulfênico. Este ácido é instável e acaba se rearranjando em uma forma que evapora e entra em contato com os olhos, irritando-o e causando uma queimação leve. Uma forma de amenizar o problema é dar uma aferventada na cebola com um pouco de água antes de cortá-la. A atividade da enzima será reduzida. Outra opção é deixar a cebola em um congelador por alguns minutos já que as baixas temperaturas também reduzem a atividade enzimática.

Consultas de nutrição online

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/