A inflamação, a dieta inadequada, a disbiose intestinal e o envelhecimento (inflammaging) estão entre os importantes fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer (Karin, 2009).
A obesidade está entre os fatores aumentam a inflamação e o aumento do risco de diversos tipos de câncer. Assim, a perda de peso, a atividade física e a dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais, legumes e ômega-3 são estratégias recomendadas já que protegem contra uma série de doenças, inclusive o câncer (Ostan et al., 2015).
Conforme envelhecemos a inflamação torna-se cada vez mais comum. Por isto, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Alimentos com propriedades antiinflamatórias devem ser consumidos em abundância. Chás, abacate, abóbora, abobrinha, acelga, batata doce, castanha do Brasil, cebola, alho, cenoura, feijão, leite de soja, salmão, tomate, uvas e cogumelos. Como dietas ricas em fibras também reduzem a inflamação, consuma pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente.
Outras estratégias importantes para o combate à inflamação:
uso de condimentos e dieta antiinflamatória baseada em plantas;
beber pouco e não fumar;
exercícios respiratórios (aprenda no curso “tudo sobre yoga”)
redução do estresse oxidativo;
suplementação adequada de micronutrientes, aminoácidos e fitoquímicos com ações específicas no cérebro. Muitos deles possuem efeitos neuroprotetores incluindo: Allium sativum, Bacopa monnieri, Centella asiatica, Withania somnifera, Salvia officinalis, Ginkgo biloba, Huperiza serrata, Angelica sinensis, Uncaria tomentosa, Hypericum perforatum, Curcuma longa, Crocus sativus, Valeriana wallichii, Glycyrrhiza glabra, Scutellaria baicalensis, Angelica pubescens, Morus alba, Salvia miltiorrhiza, Uncaria rhynchophylla (Kumar e Khanum, 2012). Aprenda mais no curso psiconutrição!
Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica
Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.
Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:
Proteína vegana sem corantes e sabor neutro: