Benefícios dos corpos cetônicos para o paciente com declínio cognitivo e Alzheimer

À medida que a população envelhece a quantidade de pessoas com problemas de memória aumenta. A principal doença associada à perda de memória é o Alzheimer. Fatores genéticos e ambientais contribuem para o risco de desenvolvimento da doença. Explico neste vídeo:

Alterações de genes localizados no cromossomo 1, 14, 19 ou 21 aumentam o risco de Alzheimer. Contudo, em 80% dos casos os pacientes também apresentam outros fatores de risco, como resistência insulínica ou diabetes, obesidade, hipertensão. Existe também o caso dos pacientes que sofreram traumatismos cranianos ou derrames cerebrais (AVC).

O cérebro em adultos normais depende do metabolismo da glicose para suas necessidades energéticas. Contudo, observa-se que muitas pessoas com doenças neurológicas e mentais apresentam alterações no metabolismo glicolítico cerebral. Neste caso, para não agravar o problema, devemos fornecer ao cérebro corpos cetônicos.

A elevação das cetonas sanguíneas tem sido usada há quase 100 anos como tratamento para a epilepsia refratária. A mesma estratégia têm mostrado eficaz para a reversão do declínio cognitivo leve e estabilização do quadro sintomático em pacientes com transtorno bipolar. Pesquisas na área de autismo, depressão e síndrome de Down também vêm sendo realizadas.

Estudos mostram que os corpos cetônicos ajudam a reduzir a neuroinflamação, o estresse oxidativo e a toxicidade da proteína β-amilóide no cérebro.

Atendi uma criança com epilepsia e a família pediu a recomendação de um livro bom sobre dieta cetogênica, com receitas fáceis e variadas. Aqui vai para todo mundo que tiver a mesma dúvida, pois as receitas podem ser aplicadas a qualquer condição de saúde que beneficie-se das estratégias metabólicas cetogênicas: https://amzn.to/46r8lSO. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/