pH normal, acidose e alcalose

Acidose e alcalose são estados anormais resultantes de excesso de ácidos ou de bases no sangue. O pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35-7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos. Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45.

pH arterial normal: 7,35 a 7,45

< 7,35: acidemia ou acidose

> 7,45: alcalemia ou alcalose

Durante o dia ácidos vão sendo formados e precisam ser neutralizados ou eliminados para manutenção do equilíbrio ácido-básico. Os principais sistemas de controle do pH são a eliminação de ácido como gás carbônico (CO2) pelos pulmões, a reabsorção de bicarbonato e excreção de ácidos pelos rins. Muitos distúrbios e doenças podem interferir no controle do pH do sangue, causando acidose ou alcalose. Distúrbios ácido-base são frequentes em doenças pulmonares, doenças renais e na diabetes.

Screen Shot 2020-08-12 at 3.10.20 PM.png

Componentes da dieta podem gerar resíduos ácidos ou básicos durante o metabolismo. Alimentos com grandes quantidades de magnésio, potássio e cálcio geram mais resíduos básicos (bicarbonato), enquanto alimentos ricos em fosfato, cisteína, metionina, lisina, arginina e histidina geram mais resíduos ácidos (H3PO4, H2SO4 e HCl). A produção ácida endógena líquida pode ser medida diretamente na urina (PRAL) ou pode ser estimada pela composição da dieta (PAEL estimada ou NEAP):

Estudos mostram que quanto mais acidificante é a dieta maior é o risco de diabetes, doenças cardiovasculares, hepáticas e renais (Han et al., 2016; Parvin et al., 2016; Jayedi & Shab-Bidar, 2019; Alferink et al., 2019). A dieta mais acidificante também reduz a densidade óssea aumentando o risco de osteoporose (Mangano et al., 2014). Por isto, indica-se uma dieta antiinflamatória e de baixa carga ácida (Passey, 2017). Esta dieta precisa de menos proteína animal, menos fosfatos, menos alimentos industrializados e em conserva. Por outro lado, para alcalinizar o organismo precisamos de mais cálcio, magnésio e potássio, a partir de alimentos de origem vegetal. Equilibre sua alimentação, previna doenças e proteja seus ossos (Gunn et al., 2015):

Screen Shot 2020-08-13 at 9.46.23 AM.png
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/