Se você mulher viver muito, chegará à menopausa. Mas não espere sentada. Quando a mulher prepara-se chega à esta fase com saúde, vigor e sofre muito menos com os possíveis sintomas. Aí sobra tempo e vitalidade para curtir a vida, a família, para viajar, trabalhar, aproveitar os amigos e sem a preocupação de engravidar!
Saúde significa bem-estar físico, mental, emocional, social e funcional. Para tanto a mulher madura precisa de:
COMIDA QUE RESPEITE SEU CORPO E SUAS NECESSIDADES - A dieta baseada em vegetais é a melhor para a saúde da mulher em qualquer fase da vida. Fornece vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que mantém o microbioma saudável.
ALIMENTOS FERMENTADOS - kefir de leite, iogurte, kimchi e kombucha são alguns dos alimentos que contribuem para a saúde intestinal, deixam a pele mais bonita, melhoram a imunidade e contribuem para a eliminação de toxinas e prevenção de várias doenças.
JEJUM - Dar tempo para que o corpo metabolize os alimentos e lide com seus metabólitos é a melhor forma de manter a digestão boa e a saúde do cérebro. Estudos mostram que 12 a 16 horas de jejum alongam telômeros e desaceleram o envelhecimento.
PRATICAR YOGA E/OU MEDITAR - Acalmar o sistema nervoso é fundamental para que a redução de hormônios do estresse que consomem a massa óssea e muscular. O estresse também aumenta o risco de doenças cardíacas.
CONECTAR-SE. Encontrar amigos, estar com a família ativa o sistema imune e reduz a inflamação, contribuindo para a felicidade e para a longevidade.
SUPLEMENTAR OS NUTRIENTES QUE ESTIVEREM FALTANDO - Converse com seu nutricionista. Marque uma consulta.
Melancia protege mulheres na menopausa
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte entre as mulheres que estão acima do peso e na menopausa. Um estudo mostrou que aquelas que consumiram melancia por seis semanas apresentaram melhorias em marcadores relacionados a aterogênese sem alterar a composição corporal e o controle glicêmico. ⠀
A melancia é uma fruta saudável, rica em licopeno e flavonoides com poder antioxidante, anti-inflamatório e cardioprotetor. É fonte também de citrulina, que ajuda na redução da pressão arterial. Fora isso, é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio...
Fonte: https://doi.org/10.1016/j.nutres.2020.02.005