Diferenças entre o iogurte e o kefir de leite

Tanto o iogurte quanto o kefir de leite são produtos lácteos cultivados, mas entre eles existem muitas diferenças. O Kefir de leite é uma cultura mesofílica, o que significa que é cultivo à temperatura ambiente. O iogurte pode ser uma cultura mesofílica ou termofílica - que gosta de calor, sendo cultivado, em geral a 44oC ).

Tanto o kefir de leite quanto o iogurte são cultivados usando uma cultura reutilizável ou de uso único. Enquanto um pouco do lote anterior de iogurte é usado para cultivar iogurte continuamente, o kefir de leite, por outro lado, é cultivado continuamente usando grãos de kefir de leite. Os "grãos" são na verdade uma massa gelatinosa que abriga uma variedade generosa de bactérias e leveduras, das quais é possível produzir lotes contínuos de kefir. Os grãos de kefir de leite precisam ser transferidos para um novo lote de leite a cada 24 a 72 horas.

Outra diferença importante é que o kefir contém uma gama muito maior de bactérias do que o iogurte, além de conter leveduras. Por isso, o sabor do kefir de leite é mais azedo que o sabor do iogurte, mas varia com base no tempo de fermentação. Em relação à consistência o iogurte pode ser líquido ou firme, enquanto o kefir é sempre líquido. Ambos podem ser consumidos puros ou batidos com frutas e/ou cereais.

Vitamina de frutas e Kefir

Ingredientes

  • 1 porção de fruta (morangos, banana, abacate, maçã);

  • 500mL de leite de Kefir;

  • 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes da bebida em um liquidificador e bata bem, até conseguir uma mistura homogênea. Sirva em um copo com gelo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,