A visão, com o passar do tempo, sofre modificações resultantes do processo de envelhecimento. Ao envelhecermos sentimos mais dificuldade de enxergar de perto e precisamos de mais luminosidade para ler e perceber objetivos próximos. Outra modificação é a redução na produção de lágrimas, especialmente nas mulheres pós-menopausa. Com os olhos mais ressecados há maior irritação e a visão fica mais turva. Mas cuidados adequados podem amenizar a perda progressiva da visão.
Além de exames regulares a dieta precisa conter nutrientes protetores. Verdes escuros e folhosos (espinafre, couve, brócolis, agrião…), que contêm luteína e zeaxantina, ajudam a prevenir e tratar doenças relacionadas à idade como catarata e degeneração macular. relacionada à idade. Alimentos ricos em carotenóides (como batata doce, cenoura, melão, mamão, manga e abóbora) funcionam como precursores da vitamina A - um nutriente necessário para a visão normal e o funcionamento da retina. Ovos contém luteína, zeaxantina e enxofre, mineral importante para a prevenção da catarata. Fontes de ômega-3 (chia, linhaça, peixes gordos) também protegem os olhos e devem estar presentes na dieta pelo menos 3 vezes na semana.
Ayurveda
Entre os órgãos dos sentidos, o Ayurveda dá importância primordial aos olhos. De acordo com esta ciência, os olhos são governados pelo Sol e, por causa dessa natureza, os olhos inflamam-se e irritam-se mais, principalmente no verão.
Olhar para um monitor de computador por longas horas também é prejudicial, aumentando a produção de radicais livres e a tensão ocular. Sintomas são comuns também em crianças e incluem dores de cabeça, visão embaçada, olhos secos, dores no pescoço e ombros.
Médicos ayurvédicas podem tratar os olhos com ghee medicado (para lubrificação) com ervas (para redução de radicais livres). Mas o principal é reduzir a fadiga ocular fazendo pausas, evitando o excesso de uso de aparelhos eletrônicos (computador, celular, games, TV) e adotando algumas técnicas de relaxamento ocular:
1. exposição ao sol ou leitura em ambiente bem iluminado com luz natural.
2. cuidados com as mãos. Sente-se ou deite-se e cubra os olhos com as palmas das mãos. Respire e relaxe.
3. Alongamento de pescoço (rotação da cabeça e dos ombros).
5. Exercícios do yoga para os olhos (trátakas). Olhe para a direita, depois para esquerda, depois para cima, depois para baixo, depois rode os olhos em um sentido e no outro, lentamente e sem mexer a cabeça.
6. Lave os olhos com água fria e deixe-os secar sozinhos.
No curso "A essência do Ayurveda" você descobrirá várias práticas para seu dia-a-dia.