Você acorda sem barriga mas vai dormir super inchado? Este desconforto, gerado pelo acúmulo de gases intestinais, tem várias causas. Dentre as causas mais comuns estão a ingestão excessiva de alimentos, a intolerância à lactose, as hipersensibilidades alimentares, a disbiose intestinal, o consumo de bebidas com gases, a má mastigação, a síndrome do intestino irritável ou a prisão de ventre.
As mudanças na dieta são fundamentais. Mastigue bem, coma menos. Além disso, reduza o consumo de carboidratos fermentáveis e aqueles que geram desconfortos. Isto é bastante individual, mas entre os alimentos mais problemáticos estão: leite e derivados, cereais contendo glúten (trigo, centeio, cevada, aveia, trigo espelta), espinafre, pão branco, couve, grão de bico, feijões, lentilha, castanhas, bebidas alcoólicas com gás, água com gás, refrigerantes, chicletes. A prisão de ventre pode ser tratada com o aumento do consumo de água e alimentos fonte de fibras solúvel (maçã, cenoura, farelo de aveia.
SUPLEMENTOS ÚTEIS PARA REGULAR A DIGESTÃO
Psyllium - fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata. Sua fibra é higroscópica, ou seja, absorve água, deixando as fezes mais macias e favorecendo o funcionamento intestinal, sem causar dores ou diarreia.
Enzimas digestivas - favorecem a digestão de açúcares, lipídios e proteínas
Carvão vegetal ativado - este pó fino aumenta a absorção de partículas e reduzem os gases no tubo digestivo.
Probióticos - são microorganismos vivos com vários efeitos positivos, inclusive na digestão de alimentos.
Betaína e pepsina - facilitam a digestão de proteínas, especialmente em pessoas com hipocloridria, reduzindo a fermentação e os gases mau cheirosos.