Os tipos de bactérias que povoam nosso intestino e seus subprodutos químicos variam de acordo com os alimentos que ingerimos. Nossas dietas desempenham um papel importante na inflamação crônica, porque nossas bactérias digestivas liberam substâncias químicas que podem estimular ou suprimir a inflamação. Se os alimentos estimulam o crescimento de populações de bactérias ruins, o corpo inflama-se. Se os alimentos alimentam bactérias boas estas desinflamam o corpo. Bactérias boas dependem de fibras, que estão presentes em frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas e oleaginosas.
Frutas e verduras de cores vivas são também ricas em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Por exemplo, o consumo de nozes e sementes está associado a marcadores reduzidos de inflamação e a um menor risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Os polifenóis do café e dos chás possuem compostos variados com propriedades importantes para nossa saúde.
Alimentos não são nutrientes ou compostos isolados. São um conjunto de muitos compostos. Por exemplo, o abacaxi possui fibras que regulam o intestino. Possui vitamina C que protege as células contra a oxidação, diminui o risco de câncer e estimula o sistema imunológico. Possui bromelina que ajuda na digestão e também inibe o crescimento das bactérias patogênicas. Varie a alimentação e privilegie uma dieta baseada em plantas (Müller et al., 2016). No caso do abacaxi, pode ser consumido cru ou assado.
Esta receita de cogumelo, tofu e abacaxi é uma boa opção para o almoço. Ingredientes:
1 abacaxi
150g de Shitake fresco
2 fatias de Tofu
Azeite
Sal e pimenta
Corte 2 fatias do tofu (com cerca de 1 centimetro cada), pique em quadradinhos e reserve. Corte o Shitake em tiras e reserve. Em uma frigideira anti-aderente, doure o Shitake no azeite. Retire e faça o mesmo com o tofu, adicionando sal e pimenta a gosto. Corte o abacaxi no sentido do comprimento, retire a polpa e corte-o em quadradinhos. Misture o shitake, o tofu e o abacaxi. Coloque em uma travessa, cubra com papel alumínio e leve para assar por 25 minutos em forno baixo. Abra o papel aluminio e deixe no forno por mais 5 minutos. Sirva-se.