Dieta antifermentativa e yoga reduzem os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é uma condição digestiva complexa e crônica que interfere com a vida de muita gente. Os sintomas são variáveis e incluem dor abdominal de moderada a intensa, náuseas, gases, constipação ou diarreia. No último vídeo falei sobre as causas e tratamento nutricional da SII. 

Hoje gostaria de complementar com os resultados de um estudo publicado neste mês e que mostrou que dietas livres em FODMAPs (carboidratos fermentáveis) e a prática de yoga contribuem para o alívio dos sintomas (Schumann et al., 2018). 

Durante a pesquisa 59 paceintes com SII foram divididos em dois grupos. O primeiro participou de aulas de hatha yoga e o segundo seguiu uma dieta limitada em carboidratos fermentáveis. FODMAP (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols) é a abreviação para  um conjunto de carboidratos fermentáveis e de difícil digestão para algumas pessoas. Os FODMAPs (Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis) encontram-se em vários alimentos e quando não são digeridos e absorvidos, podem ser fermentados por bactérias do intestino grosso, produzindo os sintomas anteriormente descritos.

DIETA PARA LIVRAR-SE DOS GASES

A dieta anti-fermentativa limita os alimentos que contêm lactose (laticínios), frutose (frutas, mel, xarope de milho), frutanos (trigo, alho, cebola etc), galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja) e polióis (presentes nos adoçantes contendo isomalte, manitol, sorbitol, xilitol, e frutas como damasco, abacate, cerejas, nectarina, pêssego e ameixa). Um nutricionista experiente fará seu acompanhamento e avaliará sua tolerância a estes compostos por meio de dietas de eliminação.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E BEM ESTAR

No estudo em questão ambos os grupos (Yoga ou dieta pobre em FODMAP) beneficiaram-se e os sintomas foram reduzidos, significando mais opções para quem sofre com os desconfortos gastrointestinais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/