O azeite de oliva é uma excelente fonte de compostos antioxidantes benéficos à saúde. Seus polifenóis conferem ao óleo um sabor diferenciado e ainda ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias.
O ideal é comprar um produto extravirgem com acidez menor que 0,80%, vendido em embalagem de vidro escuro para melhor preservação. Também é importante variar as marcas. Para além da questão da adulteração do azeite no Brasil diferentes marcas possuem diferentes substâncias protetoras.
Talhaoui e colaboradores (2016) analisaram a quantidade de 33 diferentes compostos fenólicos em azeitonas e 20 compostos em diferentes marcas de 6 marcas de azeites espanhóis e viram que cada uma possuía concentrações distintas de antioxidantes. A marca Picual foi a campeã mas todas as marcas podem ser utilizadas de forma intercalada para maiores benefícios.
Também é importante olhar a data de fabricação do azeite no momento da compra pois quanto mais velho o produto menos compostos fenólicos terá.
O ideal é consumir o azeite dentro do primeiro ano de validade. Saiba mais sobre a seleção do azeite: