Excesso de pelo facial - hirsutismo

hirsutism.jpg

O hirsutismo (excesso de pelos na face) ocorre pelo aumento dos hormônios androgênicos. É uma condição mais comum em mulheres com a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Tenho um vídeo sobre o tema lá no YouTube. Mas relembrando, é muito importante reduzir a quantidade de insulina no plasma. Para tanto, evite carboidratos de alto índice glicêmico, deixe o açúcar de lado, peça para seu nutricionista uma suplementação com magnésio e faça atividade física.

Pesquisas mostram que o cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum) é capaz de inibir a enzima 5-alfa redutase, responsável por converter a testosterona em dihidrotestosterona, envolvido no hirsutismo. O Saw Palmetto (Serenoa repens) também inibe a 5-alfa redutase. Nutricionistas especialistas em fitoterapia também prescrevem frequentemente o Vitex agnus-castus para redução da prolactina. Quando em excesso, a prolactina pode induzir o excesso de andrógenos pois aumenta DHEA da supra-renal e também a 5-alfa-redutase. Lembro que não há milagre, o pêlo facial é um dos sintomas mais frustrantes da SOP para mulheres porque demora para melhorar (até 12 meses).

53918427_2353040938273264_2366650361621512192_n.jpg

Outra planta medicinal é o alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), que costuma ser eficaz para quem desenvolveu o hirsutismo após parar o uso da pílula anticoncepcional. A glicirrizina é o principal composto ativo da raiz do alcaçuz. Estudos mostram ainda que a glicirrizina que possui propriedades antifungicas, antivirais, antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, antiateroscleróticas e antimutagênicas (Thakur & Raj, 2017).

Mas o segredo é ter paciência. Após o uso da pílula pode demorar um tempo até a ovulação voltar ao normal. Só assim os pêlos faciais irão embora. Para o processo ser mais rápido capriche no consumo de zinco ou converse com um nutricionista sobre a suplementação junto ao magnésio e com a Glycyrrhiza glabra. Esta erva também pode ser prescrita junto com a peônia (Paeonia lactiflora) para efeito mais rápido. Agora, mulheres que têm pressão arterial alta não devem consumir o fitoterápico com alcaçuz.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags